Tocantins

Naturatins realiza nivelamento técnico de análise de processos com equipes regionais

Publicado

em


Naturatins realiza nivelamento técnico de análise de processos com equipes regionais

06/05/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta semana, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciou o alinhamento e o nivelamento técnico dos procedimentos de análise técnica de processos entre a Sede e as Unidades Regionais do Instituto, além da padronização da utilização do novo Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam).

O alinhamento da equipe da Unidade Regional de Gurupi começou na segunda-feira, 3, em Palmas. Na próxima semana, será a vez da equipe da Unidade de Araguaína; e logo após, também está previsto o nivelamento da equipe da Regional de Diantinópolis.

“Com esse trabalho, estamos buscando atender ao grande anseio dos analistas, considerando as peculiaridades da visão e do ramo de formação de cada profissional, para que seja realizada a análise processual, sob os mesmos critérios. Nesse encontro, adotamos a metodologia de capacitação presencial para discutir, analisar e enxergar um processo da mesma forma. Essa é a maneira mais eficaz para conseguirmos nivelar o uso técnico dos procedimentos, ferramentas de análise com alinhamento entre as equipes da Sede as Unidades Regionais, para atingirmos o objetivo final”, afirma Felipe Mansur Pimpão, diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins.

O diretor reitera que “esse nivelamento técnico também é importante, porque estamos com a migração de sistemas em andamento, saindo do Siga e passando para a nova plataforma, o Sigam, que é a ferramenta na qual os técnicos vão estar trabalhando, analisando processos. Como a plataforma foi iniciada aqui, a equipe técnica da Sede começou a utilizar com maior frequência. Assim, já dispõe de um conhecimento maior, possuem mais intimidade com o sistema. Então eles conseguem repassar, replicar o que eles aprenderam para os técnicos que estão nas Regionais”, conclui o diretor.

“Estamos reunindo com as Regionais que têm a competência técnica de análise de processos da agenda verde dos recursos florestais, para fazer esse alinhamento dos procedimentos e adoção dos modelos padrão de parecer, despachos, laudos de vistoria, na intenção de que os produtos e os serviços da sede e das unidades tenham as mesmas características em relação aos campos de preenchimento de informações”, pontua Rodrigo Sávio, gerente de Controle e Uso dos Recursos Florestais do Naturatins.

“Está sendo muito bom esse nivelamento, porque aqui na Sede a gente tem mais informações, com a equipe que é maior. No início, foi um pouco difícil, mas agora com o alinhamento técnico estamos conseguindo acessar, utilizar e relacionar a semelhança do sistema com procedimentos do SGD [Sistema de Gestão de Documentos]”, comenta Thaís Araújo Coelho de Oliveira, analista Ambiental da Regional do Naturatins de Gurupi.

“Eu estou revivendo todo o processo de experiências anteriores, uma melhoria que a gente já reivindicava há bastante tempo. Então, todas as condições de trabalho para realizarmos a análise de processos estão sendo disponibilizadas aqui, na sede do Naturatins. Isso é imprescindível para o trabalho do analista que está no interior. É muito boa essa troca de informação e esse nivelamento entre os técnicos do interior e os técnicos daqui de Palmas”, avalia João Noleto, analista Ambiental da Regional do Naturatins de Gurupi.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governador Carlesse recebe prefeitos e empresários e comemora investimentos em mineração no sudeste
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA