Tocantins

Naturatins reúne membros do conselho e associação dos consultores em encontro virtual do Sigam

Publicado

em


Naturatins reúne membros do conselho e associação dos consultores em encontro virtual do Sigam

30/03/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 30, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) esteve reunido com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea) e da Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins, em encontro virtual, para alinhamento sobre o processo de migração de dados para o Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental do Tocantins (Sigam).

Durante a reunião, foram tratadas pautas relacionadas às mudanças de procedimentos; à disponibilização de canais para esclarecimento de dúvidas; prorrogação de documentos; suspensão do atendimento presencial; migração de dados para o novo sistema e divulgação do cronograma de serviços disponíveis, com previsão para os demais módulos do Sigam entrar em operação.

“Estamos acompanhando a consolidação do funcionamento de cada módulo e serviço na medida que avança a migração de dados para o Sigam. A gama de informações digitais e analógica é enorme. Cada módulo terá seus produtos ajustados para atender a legislação ambiental vigente. Tínhamos uma previsão de disponibilizar todos os acessos simultaneamente, em uma ou duas semanas, mas foi preciso prorrogar o prazo, para assegurar a integridade das informações e testar os resultados desse processo de automação dos serviços”, afirmou o presidente do Naturatins, Renato Jayme.

O gestor disse que a vigência dos documentos, para evitar quaisquer prejuízos, também foi prorrogado. “Já temos serviços disponíveis e estamos cobrando celeridade das etapas em andamento para colocar todos os módulos em funcionamento, com a maior brevidade possível. Estamos com o atendimento remoto devido ao momento da Covid-19, mas hoje [terça-feira] entraram no ar os canais de comunicação para tirar dúvidas e serão produzidos tutoriais para o usuário”, assegurou Renato Jayme.

“Estou atendendo o convite do presidente Renato Jayme, com o intuito de colaborar, incentivar o diálogo e a participação dos colegas, representantes do Crea e das associações, porque o Crea acredita que o sistema sempre pode ser aprimorado. A proposta do Sigam é de melhoria, facilitação e agilidade dos processos, então esse diálogo com vocês [consultores] é fundamental para que eles [Naturatins] possam ter um retorno, entender e visualizar o ponto de vista do profissional e alinhar uma meta”, reiterou o presidente do Crea/TO, Daniel Iglesias de Carvalho.

A secretária-geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, esclareceu que a implementação do Sigam tinha um cronograma, com um planejamento para as etapas, mas que alguns serviços só poderiam entrar em funcionamento no módulo e avançar para a fase de teste que antecede a liberação, após concluir o processo de migração dos dados. “Também não estava em nossos planos a necessidade de desativar o Siga antes de concluir a implantação, então a solução foi liberar o acesso ao Sigam para darmos andamento à entrada de processos e aos demais serviços, na medida que estão sendo liberados”.

Ao longo da reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre os tipos de documentos que a prorrogação abrange, mudanças em procedimentos e serviços que serão disponibilizados nos próximos dias. Cada participante apresentou sugestões que podem auxiliar o momento, como a disponibilização de um link para respostas de dúvidas frequentes; divulgação do novo cronograma, com informações dos serviços que já estão em funcionamento e previsão da liberação dos demais módulos em desenvolvimento; adicionar consulta pública com opções de filtro por processo e documentos e tutoriais dos serviços em diferentes tipos de mídias.

Canais de Comunicação

Nesta terça-feira, 30, também foram disponibilizados canais de comunicação exclusivos para os usuários tratarem de questões relativas ao Sigam, que é o atendimento individualizado via WhatsApp (63) 99958-8829 ou http://pelo e-mail [email protected].

No site http://naturatins.to.gov.br, também estão disponíveis os acessos à apresentação do Sigam, tutoriais de cadastro e de agendamento no sistema, além da Carta de Serviços, basta clicar no banner.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Caiado participa de encontro com prefeitos e secretários do Centro e Norte de Goiás
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA