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No Dia Mundial do Braille, SME Goiânia reforça a importância da inclusão em sala de aula

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A inclusão educacional é prioridade para a Prefeitura de Goiânia. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) investe em acessibilidade e na formação dos profissionais da área, cumpre a legislação nº 13.146, de 6 de junho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e reforça nesta terça-feira (4/1), Dia Mundial do Braille, a importância da educação inclusiva nas unidades de ensino da capital.

Atualmente, 29 estudantes cegos e 67 com baixa visão estão matriculados na rede municipal de ensino. Além do apoio pedagógico, os estudantes contam com 34 Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) que disponibilizam ferramentas de acessibilidade e promovem, ao longo do ano, formações direcionadas para professores e auxiliares.

Desses 34 ambientes inclusivos, oito contam com impressoras em braille, calculadoras sonoras e globos terrestres com continentes e países também em braille. O objetivo desses espaços, segundo o prefeito Rogério Cruz, “é complementar o processo de ensino da sala de aula e orientar professores, estudantes e suas famílias”.

“As salas de recursos multifuncionais possuem estrutura básica para atender qualquer deficiência. Além de oferecer esse apoio e formação continuada aos profissionais da área, a SME Goiânia cumpre com excelência a Política Nacional de Educação Especial, garantindo um ensino equitativo e inclusivo em todas as instituições de ensino da capital”, pontua o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa.

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As ações beneficiam estudantes como a pequena Ana Clara, de 9 anos. Aluna da Escola Municipal Maria da Terra, situada no Bairro Floresta, ela recebe todo apoio da instituição e é alfabetizada em braille, processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo que abre portas para a comunicação de pessoas com deficiência visual.

Para complementar as ações de inclusão, a SME conta ainda com o suporte de dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão: o Cmai Brasil Di Ramos Caiado e o Cmai Maria Thomé Neto. Além disso, no intuito de melhorar a acessibilidade no ambiente escolar, as unidades recebem de forma permanente verbas para adequações estruturais e compra de materiais de base. As ações atendem ao Programa Escola Acessível, iniciativa de cunho federal voltada para escolas públicas de ensino regular.

Confira algumas instituições que contam com Salas de Recursos Multifuncionais:

https://www.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/REGIONAL-BRAILE.pdf

Thiago Araújo, da editoria de Educação

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