• (62) 3249-8883 / (64) 3453-8883
  • redacao@gazetadoestado.com.br

Cultura

Goiânia e Pirenópolis recebem nesta segunda, terça e quarta, o II Simpósio Internacional ?Nos Passos dos Ancestrais?

Goiânia e Pirenópolis recebem de hoje (12/11) a domingo (18/11) o II Simpósio Internacional ?Nos Passos dos Ancestrais?. Ancestralidade e suas manifestações expressas em Danças Circulares Sagradas (DCS), suas relações com a saúde, palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, vivências, apresentações de pesquisas, lançamento de livros, I Encontro de Cozinheiras e Quitandeiras de Pirenópolis Artes e Ofícios Tradicionais, Noite Meditativa, Baile Circular estão entre as atividades.

Publicados

em


Acontece nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), em Goiânia e de quarta-feira (16) a domingo (18), em Pirenópolis, o II Simpósio Internacional ?Nos Passos dos Ancestrais?. Sob a coordenação da Professor Dra. Maria Cristina Bonetti, o evento conta com várias representações que partem da ancestralidade da humanidade até o momento atual, desde danças com a origem mítica até a memória histórica da gastronomia pirenopolina.

Hoje, a partir das 19h, será realizada a palestra de abertura com convidada especial e homenageada do evento Dra. Maria-Gabriele Wosien (Alemanha); e, Dagmar Ramos (Ibssistemicas), no Centro de Excelência do Esporte. Maria-Gabriele Wosien (Alemanha), é co-criadora da Pedagogia das Danças Circulares Sagradas, em parceria com seu pai, Bernhard Wosien.  ?O que nos motivou para criar esse projeto foi o sucesso obtido na primeira edição, em agosto de 2013, no qual tivemos a sua presença?, explica Bonetti.

Às 20h30, uma mesa redonda sobre Danças Circulares Sagradas e as práticas integrativas do SUS, com Dr. Marcos Freire (Cerpis ? BSB) e a vereadora Dra. Cristina, com mediação da Dra. Rina Magnani, seguida de uma vivencia de DCS, com o debatedor convidado completam a programação de abertura.  

READ  Acompanhado de ministros, prefeito Iris Rezende faz novas vistorias em obras na Capital

Antes disso, no período da tarde, às 15h, a programação conta com uma oficina de Danças Circulares Sagradas (DCS) de Diferentes Tradições, com Gwyn Peterdi (EUA), no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária.

Convidados

Importantes nomes da Filosofia, Danças Circulares Sagradas, Artes, Performances e Sagrado Feminino compõem a programação que conta ainda com apresentações de pesquisas, lançamento de livros, o I Encontro de Cozinheiras e Qiuntandeiras de Pirenópolis Artes e Ofícios Tradicionais, Noite Meditativa, Baile Circular

?Queremos estudar, vivenciar e participar de diferentes formas para compreender a sobrevivência, a partir de vários mitos e rituais, os seus fragmentos, bem como o (re) conhecimento dos elementos característicos da sua simbologia?, explica organizadora, Cristina Bonetti, também professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Livres de Artes da Prefeitura de Goiânia.

Celebração

Durante o II Simpósio Internacional ?Nos Passos dos Ancestrais?, a organizadora Cristina Bonetti, celebra seus 25 anos dentro do movimento das Danças Circulares Sagradas, no qual é pioneira no Brasil e Centro Oeste. ?Desta forma, reunimos amigos e focalizadores ? nome que se dá aos iniciados nas DCS – para compartilhar e homenagear também a Dra. Maria-Gabriele Wosien, que comemora 20 anos de presença nas Danças Circulares Sagradas no Brasil, e celebrar este momento com todos que participam deste movimento ancestral?, destaca Bonetti.

READ  Cientistas em todo o mundo pedem mais ações para parar "robôs assassinos"

Realização

O II Simpósio Internacional é uma realização da Universidade Estadual de Goiás e acontece com suporte logístico da Pró Reitoria de Extensão. Será realizado em dois Campi da UEG. No Centro de Excelência/ Faculdade de Esportes – Goiânia, com a participação dos bacharelados em Fisioterapia e Educação Física; e do Campus Pirenópolis, com os tecnológicos de Gastronomia e Hotelaria, além da pós-graduação em ?Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação?. Ibssistemicas, Centro Cultural da UFG, Clínica Humani, Centro Livre de Artes- SeCult Municipal de Goiânia e Cine Pireneus, da Secretaria Municipal de Cultura de Pirenópolis, estão entre os apoiadores.

Serviço:

II Simpósio Internacional ?Nos Passos dos Ancestrais?

Goiânia ? Segunda (12/11) e terça (13/11)

Pirenópolis ? Quarta (16/11) a domingo (18/11)

Organização: Professora. Dra. Maria Cristina Bonetti

Realização: Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Programação Completa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxPQAE_vodZpz0PFdwM7_R_iAgWotmRSgnHy2jul1hKKZx3g/viewform

Por: Janaina Gomes

Comentários do Facebook
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

MAIS LIDAS DA SEMANA