Goiás

Novo sistema de bilhetagem eletrônica começar a funcionar no próximo sábado

Publicado

em


O novo sistema de bilhetagem eletrônica começa a funcionar a partir deste sábado (23), no transporte público de Goiânia e Região Metropolitana. A tecnologia foi lançada nesta quarta-feira (20), pela RedeMob Consórcio em conjunto com as empresas de ônibus, e traz neste primeiro momento, entre as novidades, a biometria facial de passageiros beneficiados com gratuidade e a recarga de crédito a bordo via cartão. 

Desde dezembro de 2020, os motoristas da Metrobus passaram por um treinamento para o aperfeiçoamento do uso da tecnologia e também para facilitar o acesso dos passageiros aos ônibus em caso de dúvidas. “A nossa frota está preparada para operar o sistema”, afirma o gerente de Transportes da Metrobus, João de Castro Torres. O sistema foi instalado em 86 ônibus da Metrobus, nos nove terminais e nas 19 estações do Eixo.   

Criado pela Samsung, o novo sistema que já é utilizado em capitais como Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, deve garantir mais agilidade no embarque e reduzir fraudes, como a utilização de cartões comunicados como roubados ou extraviados pelos clientes.

READ  Sistema de abastecimento de água de Anápolis será ampliado

A previsão é que, com a continuidade da implantação no decorrer do primeiro semestre de 2021, o novo sistema tenha a adesão de novas formas de pagamento da passagem, como via cartão de crédito, de débito, QR Code e também via conta corrente virtual, modelo de pagamento conhecido como pagamento baseado em conta (ABT). A transição será de forma automática e não demanda troca dos cartões ou atualização de cadastro.  

A partir de 23 de janeiro, o passageiro deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus. A coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário.  

Mais vantagens

Outras funcionalidades serão permitidas com a continuidade da implantação do novo sistema de bilhetagem ao longo de 2021, como a gestão on-line dos equipamentos em operação (identificação dos equipamentos operantes e não operantes), abertura e fechamento de serviço de forma automática e remota e transferência automática e rápida dos dados de toda a frota, via Wi-Fi.

READ  Protocolo de intenções com Hypera Pharma assegura investimentos de R$ 2 bi nos próximos cinco anos

Legenda: Criado pela Samsung, o novo sistema já é utilizado em capitais como Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo

Mais informações: (62) 3230-7507 ou em: www.metrobus.go.gov.br 

Fonte: Comunicação Metrobus – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA