Geral

O que abre e o que fecha nesta terça (30), Dia do Evangélico

Publicado

em


Nesta terça (30), o DF celebra o Dia do Evangélico, feriado local instituído em 1995. Por conta disso, alguns serviços terão alterado o horário de funcionamento. A Agência Brasília lista, abaixo, os serviços do GDF que vão funcionar normalmente no feriado e aqueles que não estarão disponíveis.

Torre de TV estará aberta das 9h às 17h45 | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Saúde

As emergências dos hospitais, as seis unidades de pronto atendimento (UPAs) e os centros de atenção psicossocial (CAPs) tipo III funcionarão normalmente nesta terça (30). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

A vacinação contra a covid-19 está mantida durante o feriado. A lista de postos que estarão abertos pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde.

Os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de saúde (UBSs), as farmácias de alto custo, a Fundação Hemocentro de Brasília e os CAPs tipos I e II ficarão fechados nesta terça e voltam a funcionar na quarta (1º/12).

Transporte público

Nesta terça, o transporte público coletivo do DF vai operar em escala normal de dia útil. Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto.

Não haverá alteração de horário no Metrô, que funcionará das 5h30 às 23h30.

Segurança

Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), os batalhões da Polícia Militar (PMDF) e as delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionarão no feriado em regime de plantão ininterrupto de 24 horas.

A Delegacia Eletrônica da PCDF funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, e pode ser acessada por este link.

Defesa Civil

As equipes da Defesa Civil trabalharão em esquema de plantão durante o feriado para atender todo o DF. Os acionamentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Na Hora

Todas as unidades do serviço estarão fechadas nesta terça, reabrindo normalmente para atendimento na quarta-feira.

Conselhos tutelares

Ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes registradas pela Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). A central telefônica funciona de segunda a sexta, das 18h às 8h. Sábado, domingo e no feriado, o atendimento é de 24 horas, pelos telefones 125 (ligação gratuita) e (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 3213-0766.

READ  Tem 25 anos ou mais? Veja onde se vacinar nesta quarta (11)

Procon

O edifício-sede do Procon também não funcionará na terça-feira, retomando as atividades na próxima quarta-feira.

Pró-Vítima

Criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para atendimento de psicologia e de assistência social voltado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, o programa Pró-Vítima atenderá em regime de plantão, pelo telefone (61) 98314-0632.

Detran

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala.

Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do portal de serviços do Detran, funcionarão normalmente.

BRB

O BRB informa que as agências localizadas no DF e na região do entorno estarão fechadas na terça (30). Também não haverá funcionamento dos correspondentes bancários, inclusive no entorno do DF.

SLU

As unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), como a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as gerências de limpeza e de tratamento (usinas), operam normalmente nesta terça. A coleta de lixo convencional e seletiva também será feita normalmente, conforme cronograma disponível no site do SLU e no aplicativo SLU Coleta DF.

CEB e Caesb

As equipes de manutenção da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) trabalharão em regime de plantão nesta terça.

DER

Como o feriado é local e não nacional, as operações de reversão nas rodovias DF-095 (via Estrutural) e BR-070 serão realizadas normalmente nesta terça. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) também informa que, excepcionalmente neste feriado, não haverá o Eixão do Lazer – portanto, o fluxo de carros na DF-002 será mantido ao longo de todo o dia.

Unidades socioassistenciais

Todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechadas nesta terça. Os Centros Pop funcionarão das 7h às 18h. As unidades de acolhimento e de proteção social permanecem com os serviços sendo oferecidos ininterruptamente, 24 horas por dia.

READ  Unidade Socioeducativa do Paranoá tem novo espaço para atender adolescentes

Restaurantes comunitários

Todas as unidades estarão fechadas nesta terça.

Ceasa

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) estará fechada nesta terça, retornando às atividades na quarta.

Torre de TV

Nesta terça, a Torre de TV e o mirante estarão abertos das 9h às 17h45. A fonte luminosa será ligada nos seguintes horários: das 8h às 12h, das 14h às 16h e das 19h às 22h. A visitação obedece aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde por conta da pandemia da covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e respeitando as medidas de distanciamento social.

Zoológico

Jardim Zoológico funciona em expediente normal, com limitação de público

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que o local estará aberto para visitação das 9h às 17h, mas os visitantes podem entrar somente até às 16h ou até que se atinja a lotação máxima, de 5 mil pessoas.

Parques

Todos os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão normalmente nesta terça, conforme a lista abaixo.

  • Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
  • Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
  • Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portão principal) e das 6h às 18h (portões laterais)
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico Cortado: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
  • Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h.
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA