Distrito Federal

Obra de contenção no Morro do Piauí chega a 50% de execução

Publicado

em


Iniciada na segunda quinzena de maio, a obra de construção do muro de arrimo na comunidade do Morro do Piauí, localizada às margens da DF-205, na Fercal, segue o cronograma estipulado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).

Foto: Divulgação DER/DF
Já foram efetuadas as fases de limpeza, nivelamento do terreno e início da aplicação dos arrimos. O investimento para a execução da obra é de cerca de R$ 530 mil | Foto: Divulgação DER/DF

Atualmente, o serviço, que conta com a força de trabalho de dez operários, está na fase de erguimento do anteparo, também conhecido como gabião. Isso representa a conclusão de 50% dos serviços programados. Na sequência, haverá a compactação do aterro do terreno que receberá o muro de 260 metros de comprimento por sete metros de altura que vai garantir a sustentação do solo para proporcionar a segurança de 237 famílias que residem na localidade.

Já foram efetuadas as fases de limpeza, nivelamento do terreno e início da aplicação dos arrimos. A previsão é que a obra seja concluída em até 30 dias. O investimento é de cerca de R$ 530 mil.

Entre os beneficiados está a costureira Gilmara da Silva, 55 anos, moradora do local há 12 anos. Ela reconhece a importância da obra para a tranquilidade dos moradores. “Em alguns momentos eu ficava assustada porque realmente parecia uma área de risco, mas quando esse muro ficar pronto todos nós vamos ficar à vontade e seguros”, disse.

READ  PRF apreende13 ônibus e identifica 133 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos de vandalismo em Brasília (DF)

Composição

O gabião é feito de gaiolas metálicas formadas por fios de aço e preenchidas por pedras tipo rachão, para que a estrutura resista às mudanças climáticas sem oxidar ou corroer.

“Esse tipo de contenção é muito segura e resistente. E, com isso, cumpre a função de não permitir deslizamentos e erosões, portanto garante a sustentação do terreno e a segurança da comunidade”, explicou o engenheiro Mozer Teixeira de Castro.

*Com informações do DER/DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA