Geral

Operação DF Livre de Carcaças é realizada em Águas Claras

Publicado

em


Seis veículos abandonados foram recolhidos em Águas Claras nesta quinta-feira (4), em um trabalho das equipes da Operação DF Livre de Carcaças, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Com a ação realizada na região, chega a 713 o total de carcaças retiradas das ruas do DF desde fevereiro de 2020, quando a operação foi lançada.

Operação retirou seis veículos abandonados nesta quinta (4), na região de Águas Claras | Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública

Os carros recolhidos são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial. Além da retirada, as equipes fazem um trabalho educativo com moradores e comerciantes das proximidades.

“O trabalho educativo realizado com moradores e comerciantes é essencial para a efetividade das ações, pois evita que outros veículos sejam deixados nas ruas e também os incentiva a contribuir para a retirada do material, caso o dono seja identificado. Esta é uma ação contínua, que incide na sensação de segurança e ajuda na redução dos casos de dengue e outras doenças”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

READ  Santos encerra treino para clássico e Alison destaca que quer vaga na Libertadores

A DF Livre de Carcaças reúne a Secretaria Executiva das Cidades, a Secretaria DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o DER também participam da operação.

“Esta é uma ação contínua, que incide na sensação de segurança e ajuda na redução dos casos de dengue e outras doenças”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

“A continuidade da operação demonstra o comprometimento dos órgãos integrantes, que são praticamente os mesmos desde o início do trabalho. Não podemos esquecer também da importância da contribuição dos conselhos de segurança, que são essenciais no mapeamento do material”, explica o coordenador dos Consegs da SSP-DF, Marcelo Batista.

Além de Águas Claras, que recebe a ação pela segunda vez neste ano, a DF Livre de Carcaças já passou por Samambaia, Candangolândia, Guará, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Paranoá, Ceilândia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Também foram contempladas as faixas de domínio do DER, pátios da 15ª e 19ª delegacias de polícia e Setor de Oficinas Sul (SOF).

READ  Governo do Tocantins finaliza patrolamento e revestimento primário da TO-365 entre Trevo da Praia e Balsa Rio Tocantins

População pode contribuir

Para contribuir com a ação, é necessário enviar um e-mail para [email protected], com fotos, endereço e ponto de referência para melhor localização do material.

Importante ressaltar que os carros abandonados devem apresentar algumas condições, como explica Marcelo Batista. “O veículo deve apresentar características de abandono, como vidros abertos ou quebrados”, destaca.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA