Tocantins

Operação integrada do Naturatins e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreende mais de 2 mil metros de rede

Publicado

em


Operação integrada do Naturatins e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreende mais de 2 mil metros de rede

02/03/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA-TO) realizaram mais uma rodada de operações integradas e simultâneas de norte a sul do Estado ao longo do fim da última semana.

Em Palmas, Araguaína e Gurupi foram registradas apreensões que somam 2.250 metros de rede de emalhar, 20 boias, 30 pindas, 30 metros de espinhéis, 3 kg de pescados diversos, uma arma de fogo (espingarda de fabricação caseira), além da soltura de 18 tartarugas encontradas presas nas redes.

Com a publicação da Portaria/Naturatins n° 46/2021, no Diário Oficial dessa segunda-feira, 1º de março, o Governo do Tocantins prorrogou por mais 30 dias o período de defeso em todo o território tocantinense.

De acordo com o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Gualberto, devido ao extenso período de estiagem, “o período da piracema foi prorrogado, uma vez que a equipe técnica considerou apropriado ampliar o intervalo de reprodução para recomposição das espécies da ictiofauna do Estado”, pontuou.

Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Instituto, adianta que “as operações integradas de fiscalização foram intensificadas ao longo do período e serão mantidas durante a prorrogação da Piracema, que permanece vigente até o próximo dia 30 de março”, assegurou.

São parceiros do Naturatins nas ações de fiscalização integrada Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Canal de Denúncia

O Naturatins disponibiliza o canal de denúncia Linha Verde para que a população possa ajudar a coibir crimes ambientais, especialmente no que se refere à pesca ilegal. O registro pode ser feito de forma anônima e gratuita via internet, no site naturatins.to.gov.br,  por meio do link Linha Verde, ou pelo telefone 0800 063 1155.

Acesse Portaria Naturatins nº 46/2021, que prorroga o período da piracema fixado pela Portaria/Naturatins nº 124/2020.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Exposição sobre Tabagismo chama atenção para problemas deste vício
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA