Cidades

OVG retoma atividades presenciais em centros de convivência de idosos

Publicado

em


O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) retomaram as atividades de convivência no Espaço Bem Viver II, e nos centros de idosos Vila Vida e Sagrada Família. Desde o início da pandemia, em março de 2020, as unidades estavam oferecendo apenas atendimento virtual para os idosos da comunidade. O retorno acontece com turmas reduzidas a 50% da capacidade e segue critérios rígidos de segurança aprovados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O uso de máscara é obrigatório e os frequentadores precisam apresentar comprovante de imunização com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. 

Também não é permitida a entrada de pessoas com qualquer sintoma gripal ou a permanência nas unidades sem estar em alguma atividade. Os lanches servidos antes da pandemia estão suspensos, e é necessário fazer a utilização de álcool em gel sempre que possível.  

Entre as atividades gratuitas oferecidas neste retorno estão treinamento funcional, pilates, hidroginástica, dança, grupo psicoterapêutico, artesanato, inclusão digital e atividades socioeducativas e culturais.  

“Acabei de terminar uma aula de hidroginástica, e nessa semana ainda quero fazer pilates e dança. Estava com tantas saudades dessa convivência. Estar aqui, me faz esquecer que tenho 72 anos, me sinto jovem”. É assim que a aposentada Miranda de Almeida inicia uma conversa cheia de empolgação, após quase dois anos sem poder frequentar o Espaço Bem Viver II, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia.  

READ  Encerramento das Atividades

OVG CENTRO DE CONVIVENCIA IDOSOS 2 AA

Miranda de Almeida, 72 anos, finaliza a aula de hidroginástica fazendo planos para as próximas atividades: pilates e dança

A aposentada Maria Aparecida Tobias de Sousa, 68 anos, fez questão de estar no primeiro dia de retorno do atendimento presencial na unidade. “A gente chega em uma idade e pensa: e agora o que vou fazer? Nessa pandemia pensei muito sobre isso. É um alívio estar de volta, uma benção. Sou muito grata ao Governo de Goiás e a OVG por nos acolherem. Isso aqui é vida!” 

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que a pandemia trouxe desafios e exigiu cuidados a mais por parte da Organização nos atendimentos ofertados por essas unidades. 

“Fomos detalhistas nos cuidados com os nossos idosos. Além da saúde física, que é mais frágil, o aspecto emocional também foi muito afetado. Buscamos reforçar e garantir a continuidade de nossas ações de forma virtual, mesmo em tempos tão difíceis. É uma felicidade poder dar um passo a mais: a volta desse atendimento presencial, que proporciona lazer, integração e qualidade de vida”, observa Gracinha Caiado.  

READ  Fisco e PC participam de ação contra o comércio ilegal de defensivos agrícolas

 Zelo e atenção 

O Governo de Goiás, por meio da OVG, mantém quatro unidades de atendimento ao idoso na capital. Além do Espaço Bem Viver II, Centro de Idosos Vila Vida e Centro de Idosos Sagrada Família, existe o Espaço Bem Viver I, no Setor Cândida de Morais, que continua com atividades on-line porque está passando por reforma para oferecer mais conforto aos idosos. A previsão é de que as atividades presenciais sejam retomadas em março. 

 Em 2021, as unidades atenderam uma média mensal de 1.600 idosos, incluindo a assistência aos moradores das casas-lares e Instituição de Longa Permanência do Centro Sagrada Família, casas-lares da Vila Vida, além das atividades virtuais do Espaço Bem Viver.  

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembra que para aqueles idosos que ainda se sentem inseguros para a volta presencial, serão mantidos os atendimentos e atividades on-line.  “Vamos trabalhar de forma híbrida. Esperamos que 2022 seja um ano muito abençoado com muitas ações em prol dos nossos idosos e de todos aqueles que mais precisam em nosso Estado. Que a nossa caminhada possa ser constante e sempre pensando em alcançar mais qualidade de vida para cada cidadão goiano”, finaliza Adryanna Melo Caiado.  

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA