Distrito Federal

Paciente com câncer elogia atendimento na rede pública de saúde

Publicado

em


Gilvoniza teve apoio da família e atenção completa nas unidades de saúde | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde

“Me surpreendi com a rapidez da descoberta da doença e o início da quimioterapia, porque a gente vê tanta gente falando muito mal do atendimento na rede pública”Gilvoniza da Silva Mota, paciente

Luta, perseverança e gratidão ao Sistema Único de Saúde (SUS) definem a história de Gilvoniza da Silva Mota, de 58 anos. Ela venceu a primeira etapa do tratamento contra o câncer de mama, diagnosticado no ano passado, após exames rotineiros.

A paciente fez todos os seus exames na Clínica da Família de Samambaia, perto de sua casa. Após confirmar o diagnóstico, foi encaminhada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para iniciar o tratamento.

“Fui diagnosticada no dia 22 de setembro e iniciei o tratamento no dia 8 de outubro. Me surpreendi com a rapidez da descoberta da doença e o início da quimioterapia, porque a gente vê tanta gente falando muito mal do atendimento na rede pública”, relata.

“Quando recebi a notícia da doença da minha mãe fiquei muito preocupada porque ela não tinha um plano de saúde”Thaís Mota, filha da paciente

Apoio multidisciplinar

READ  Thiago Albernaz promoveu audiência pública na manhã desta 3ª-feira, para debater relação de odontólogos com o Ipasgo

Gilvoniza fez todos os exames e as sessões de quimioterapia pela rede pública de saúde. Além disso, contou com o apoio multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista e recebeu o principal apoio neste momento difícil e de angústia – o de toda a família.

“Graças a Deus tive o apoio dos meus filhos e do meu esposo e esse apoio familiar é extremamente importante na luta contra o câncer. Todos cuidaram com muito amor e carinho de mim. Também recebi todo o apoio da equipe e me senti mais segura e confiante”, afirma.

Thaís Mota usa aplicativo para acompanhar o tratamento da mãe | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde

A paciente, que está na fase de realização dos exames pré-operatórios, está muito feliz por conseguir fazer todo o acompanhamento pelo SUS e já foi informada de que a cirurgia de retirada do tumor será feita junto com a reconstrução mamária e inserção de prótese. Após isso, ela fará sessões de radioterapia para finalizar o tratamento.

“Essa notícia me deixa muito feliz, pois não imaginava encontrar todo esse apoio e serviço no SUS. Estou super satisfeita com o meu tratamento, com os atendimentos e a atenção que recebo de toda a equipe. Isso é fundamental para vencer o câncer”, comemora.

READ  Vai faltar luz em quatro cidades nesta segunda-feira (21)

Segundo Gilvoniza, fé e perseverança são essenciais para quem luta contra o câncer. Além disso, é imprescindível buscar o tratamento o quanto antes, sem desanimar.

“Tem que ter fé e acreditar que tudo dará certo. Não é fácil, porque há dias que são muito difíceis, mas não podemos desanimar. Temos que viver um dia de cada vez e acreditar em Deus”, conta.

Conecte SUS

A filha de Gilvoniza, Thaís Mota, de 31 anos, está acompanhando de perto o tratamento da mãe e desde o início utiliza o aplicativo Conecte SUS para ver agendamentos de consultas e exames. Para ela, o aplicativo tem feito toda a diferença, pois antes mesmo das equipes ligarem para avisar ela já consegue ver tudo que está agendado e até mesmo os resultados que já estão prontos.

Mas, graças a Deus, nos surpreendemos positivamente com todo o tratamento que ela tem recebido na rede pública, através do SUS”, explica aliviada.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA