Política

Parabéns, Goiânia!

Publicado

em


Neste 24 de outubro, Goiânia completa 88 anos. A cidade planejada, que nasceu do sonho de modernizar o estado de Goiás, foi fundada por Pedro Ludovico Teixeira em 1933 e tornou-se capital do estado em 1937, por meio do decreto 1.816, de 23 de março daquele ano.

De lá para cá, o município, planejado para 50 mil habitantes, expandiu rapidamente seus horizontes. “Goiânia experimentou um crescimento moderado até 1955. Entretanto, devido a uma série de fatores, como a chegada da estrada de ferro, em 1951, a retomada da política de interiorização do presidente  Getúlio Vargas, de 1951 a 1954, a inauguração da Usina do Rochedo, em 1955, e construção de Brasília, de 1954 a 1960, cerca de 150 mil pessoas já habitavam a nova capital em 1965. Apenas na década de 1960, Goiânia ganhou cerca de 125 novos bairros”, esclarece o texto histórico publicado pela Prefeitura de Goiânia

A Capital chega a seus 88 anos com 1,5 milhão de habitantes e conurbada a várias cidades vizinhas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Metropolitana, ou Grande Goiânia, é formada por 20 municípios que, juntos, já somam mais de 2,5 milhões de moradores. 

Homenagens

Natural de Goiânia, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) foi vereador na Capital por três mandatos consecutivos. Ele afirma que, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), continua a trabalhar em prol dos goianienses. “Parabenizo nossa querida Goiânia, que é um berço de conhecimento; essa cidade universitária, de tantos empreendedores talentosos. Temos muito carinho, respeito por Goiânia e compromisso de defender todos os cidadãos que moram nessa cidade”, relata o parlamentar. 

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, também mantém uma profunda relação com a cidade. Ela, que nasceu em Itapuranga (GO), vive em Goiânia há vários anos. “Goiânia é uma cidade especial no meu coração. Goiânia me acolheu. É a cidade que eu escolhi para criar minha família. Meus parabéns à cidade e que ela possa, cada vez mais, ser essa cidade acolhedora. Que as pessoas que vivem aqui sejam felizes e que, sobretudo, a gente possa proteger os direitos dos mais humildes”, almeja a parlamentar.

READ  Três projetos de parlamentares são aprovados em segunda votação

O deputado Alysson Lima (Solidariedade), quenasceu em Londrina (PR), mas reside em Goiânia desde 2009, destaca a receptividade da Capital, pela qual foi eleito vereador em 2016. “Quero expressar minha felicidade por morar aqui, por criar meus filhos aqui. É uma cidade acolhedora, que se desenvolveu muito nas últimas décadas e ainda tem muito potencial para se desenvolver, principalmente na área da industrialização, do desenvolvimento sustentável e da geração de empregos nas periferias”, elencou o deputado. 

Desafios

Goiânia já figurou como a cidade brasileira com maior desigualdade social. De acordo com o Boletim de Desigualdade nas Metrópolis, recém-publicado e embasado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do IBGE, a região Metropolitana (RM) de Goiânia sofreu um grande aumento da desigualdade de renda ao longo de 2020. A média móvel do coeficiente de Gini variou entre 0,536 nos primeiros trimestres de 2020 e 0,594 nos primeiros trimestres de 2021.

“Esse crescimento acentuado de 10,7% no ano fez com que o Gini da RM de Goiânia superasse o Gini da RM do Vale do Rio Cuiabá, se situando como a segunda RM mais desigual da região Centro-Oeste”, detalha a pesquisa. O coeficiente Gini mede o grau de concentração de renda em determinado grupo, apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O índice varia de zero a 1, sendo que zero representa a situação de igualdade e quanto mais próximo de 1, mais desigual é o grupo analisado. 

Vários deputados têm demonstrado preocupação com essa desigualdade social e alertado sobre a necessidade de medidas governamentais para coibir o avanço da fome na Capital e em todo o estado. Outras iniciativas paliativas também são constantemente realizadas para reduzir o problema. 

READ  Lei complementar que isenta servidores que recebem até R$ 3 mil da contribuição previdenciária é publicada no Diário Oficial

Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), pelo terceiro ano consecutivo, foi realizada a Corrida da Solidariedade, campanha que, na edição de 2021, arrecadou mais de 53 toneladas de alimentos. Os suprimentos foram distribuídos entre quatro entidades filantrópicas que atuam em Goiânia: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia), Associação dos Deficientes Físicos de Goiás (Adfego), Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e Solar Colombino Augusto de Bastos.

Para o deputado Rafael Gouveia (Progressistas), a mobilidade urbana é um dos principais problemas de Goiânia. O parlamentar afirma que melhorar o trânsito e o transporte público da cidade são desafios essenciais rumo à modernização da Capital. “Avalio que o planejamento do trânsito é a solução para um tráfego mais eficaz em Goiânia. Medidas aparentemente simples, como a onda verde, poderiam garantir o fluxo contínuo dos veículos”, especifica Rafael. 

Autor de projetos de lei voltados ao uso racional da água, o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) enfatiza a escassez de recursos hídricos e outros danos ambientais como um dos pontos de atenção no aniversário da capital. “Dentre outros desafios, precisamos de mais consciência ambiental, de medidas emergenciais que atenuem a escassez desses recursos e de planejamento para lidar com o problema”, sugere o parlamentar.

Maior colégio eleitoral do estado, Goiânia possui vários representantes na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Os parlamentares, assim como os demais habitantes da Capital, reconhecem problemas que precisam ser enfrentados, mas também ressaltam as vantagens da cidade, que é uma das mais arborizadas do País e encontra-se entre as 100 melhores cidades brasileiras para se viver. O Índice de Gestão Municipal (IDGM) 2021 leva em consideração critérios como educação, saúde, segurança e saneamento básico. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA