Tocantins
Parceria entre Lacen e UFT amplia capacidade de análise de exames para Covid-19

Parceria entre Lacen e UFT amplia capacidade de análise de exames para Covid-19
13/01/2021 – Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Uma parceria entre o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen/TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) ampliará pelos próximos 30 dias (prorrogáveis), a capacidade de análise de amostras para a Covid-19, no Estado. A universidade cedeu um equipamento de amplificação denominado QIAquant 96 5plex, o qual possibilita, a partir de agora, a liberação de até dois mil exames diariamente, na unidade de Palmas.
Segundo a diretora do Lacen/TO, Jucimaria Dantas “com a devolução do equipamento da Secretaria de Segurança Pública, este empréstimo viabiliza e vem contribuir na realização dos exames de RT-PCR. Um apoio importante, pois este equipamento é utilizado na etapa de amplificação do gene do vírus, e a disposição de uma segunda máquina proporciona agilidade na realização de um maior número de exames simultaneamente”, declarou.
Para o professor da UFT, Rafael Pimenta, “o compartilhamento de tecnologias, equipamentos e insumos entre as instituições tem como objetivo atender a população tocantinense que precisa, neste momento de pandemia, receber os cuidados necessários para tratamento da doença. O equipamento cedido temporariamente pela universidade proporciona um serviço de qualidade com resposta rápida. Já compartilhamos em outros momentos insumos e reagentes e agora o equipamento para ampliar a testagem do Lacen”, destacou.
Destaque
O equipamento que entra em operação nesta quarta-feira, 13 irá colaborar para a manutenção do Lacen/TO como destaque nacional entre as unidades mais célere na liberação dos resultados. O Tocantins está entre os Estados da Federação que entrega os laudos das amostras para Covid-19 em menos de 24h.
Edição: Luiz Melchiades
-
Política6 dias atrás
Bolsonaro sanciona lei do programa Casa Verde e Amarela
-
Política6 dias atrás
Fechamento não é política correta contra a covid-19, diz Bolsonaro
-
Entretenimento7 dias atrás
Xuxa diz não saber qual o futuro do Brasil e que pensa em morar fora
-
Tocantins7 dias atrás
HGP é escolhido entre 6,5 mil hospitais do Brasil a ofertar reabilitação de pacientes pós-Covid, pela equipe do Sírio Libanês
-
Política7 dias atrás
Sancionada lei que permite alterações de competições em pandemia
-
Política5 dias atrás
Presidente sanciona, com vetos, projeto sobre uso de recursos do FNDCT
-
Entretenimento6 dias atrás
Henri Castelli contou com a ajuda de Carlinhos Maia após ser agredido
-
Nacional6 dias atrás
Em seis anos de operação, Lava-Jato apreendeu cerca de 200 obras de arte