Distrito Federal

Parceria estimula contratação de mulheres do sistema prisional

Publicado

em


Foto: Jefferson Euriques /Sejus
Contrato, assinado no gabinete do governador Ibaneis Rocha, será executado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) | Foto: Jefferson Euriques /Sejus

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou mais uma parceria com a iniciativa privada para a oferta de capacitação profissional nas unidades prisionais. Foi assinado, no gabinete do governador Ibaneis Rocha, um contrato com a empresa Montreal Montadora de Móveis do grupo Novo Mundo. O acerto permitirá o treinamento e a contratação de reeducandas da Penitenciária Feminina para a produção de capas de sofá e estofados.

O contrato será executado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). “É importante a união de todos os setores da sociedade para que a ressocialização seja efetiva em nossa sociedade. Eu sempre falo: precisamos dar oportunidades para que as pessoas possam recomeçar e romper ciclos”, afirma a secretária da Sejus, Marcela Passamani.

R$ 825é o valor da bolsa ressocialização

No primeiro momento, serão contratadas cinco reeducandas, que receberão uma bolsa ressocialização no valor de R$ 825. O contrato terá duração de 12 meses. Elas vão trabalhar na própria unidade prisional, onde a empresa vai instalar um polo de produção previsto para ser inaugurado em maio.

READ  Rede elétrica de três regiões passa por manutenção

“Nós vamos fornecer a mão de obra e o espaço físico. Já a empresa será responsável pelo maquinário, insumos e capacitação das reeducandas. Com isso, esperamos oferecer a essas custodiadas formação profissional e uma oportunidade para que sejam reinseridas na sociedade quando estiverem em liberdade”, diz a diretora executiva da Funap, Deuselita Martins. Ela explica que a cada três dias trabalhados as reeducandas têm um dia de perdão na pena.

Chamamento público

A Montreal Montadora de Móveis atendeu a um chamamento público aberto pela Funap/Sejus no dia 6 de janeiro deste ano, para empresas interessadas em utilizar os espaços das unidades prisionais com o intuito de promover a capacitação profissional e a contratação de presos do regime fechado e semiaberto. O edital segue aberto para que outras empresas possam formalizar essa parceria com o governo. Os interessados devem procurar a sede da Funap-DF, situada no SIA Trecho 02.

Acesse aqui o edital.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA