Cidades

Parque Areião ganha Pomar dos Macacos

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inaugura nesta quarta-feira (22/12), o Pomar dos Macacos, no Parque Municipal Areião Washington Novaes, um espaço reservado para o plantio de mudas de árvores frutíferas.

Se você já frequentou o parque, certamente observou que os macacos, especialmente os macacos pregos estão por toda parte, e para garantir o bem-estar e alimentação natural e segura para os bichinhos, a Amma irá plantar 150 mudas no local.

Entre as espécies escolhidas, estão as árvores de pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate e outras. A iniciativa, além de recompor a área vegetativa que é cíclica e necessita dessa recuperação por conta das quedas e retiradas necessárias, também visa estimular que os frequentadores parem de alimentar os animais de forma indiscriminada.

A médica veterinária e gerente de Fauna da Amma, Isabela Saddi, explica que quando as pessoas oferecem alimentos atrapalham o instinto de sobrevivência dos macacos. “Quando os animais perdem o medo dos humanos e criam um imprinting, passam a sair de seus hábitats naturais, e esse comportamento pode gerar ataques, transmissão de doenças e até atropelamentos”, explica.

READ  Parque Vivencial do Lago Norte livre de folhas e mais limpo

Isabela reforça ainda que o perigo de contágio não é só do animal para o ser humano, o contrário também acontece e pode ser letal, como a transmissão da herpes labial, que se adquirida pelos macacos através da prática de dividir o alimento, leva o animal a óbito.

O Pomar dos Macacos além das novas mudas, também recebeu uma placa de identificação e uma placa orientativa, que pretende conscientizar os frequentadores a abandonarem o hábito de oferecer alimentos aos animais.

Além dos primatas, outras espécies também vão se beneficiar do projeto, as aves e pequenos mamíferos, como os gambás, que em breve terão uma grande variedade frutífera, o que contribuirá também para a disseminação de sementes.

O Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista, tendo 240.000 m² de área. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando a nossa fauna nativa.

“Esse será o primeiro projeto do pomar, que pretende se estender por todos os parques que abrigam primatas na capital”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. O próximo a receber as mudas frutíferas será o Parque das Laranjeiras, localizado na região leste.

READ  Hospitais estaduais deixam de atender apenas urgências

“É muito gratificante ter um corpo técnico empenhado em estudar as áreas, identificar as necessidades e propor projetos inovadores, para que cada vez mais nos tornemos uma referência em ações de sustentabilidade. E claro que essa ação visa também o bem-estar de todos, afinal, preservar a natureza é cuidar do nosso futuro” finaliza o presidente da Amma, Luan Alves.

Nayane Gama, editoria de Meio Ambiente

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA