Geral

Parque Educador abre inscrições nesta segunda-feira (2/8)

Publicado

em


O Instituto Brasília Ambiental abre, nesta segunda-feira (2), as inscrições para o Projeto Parque Educador Virtual – 2º Ciclo 2021, desenvolvido pela Unidade de Educação Ambiental da autarquia, em parceria com as secretarias de Educação (SEEDF) e de Meio Ambiente (Sema) do Distrito Federal. As escolas da rede pública de ensino terão até o dia 20 de agosto para realizar cadastro no site do instituto.

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
O Parque Educador tem como foco principal o receptivo de estudantes de escolas públicas para atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação geridas pelo Brasília Ambiental | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Nesse segundo semestre, cada escola poderá inscrever, no máximo, duas turmas de até 40 alunos para participar do projeto. “Essas turmas participarão em dias e/ou turnos diferentes, e os formulários para cada turma deverão ser preenchidos individualmente”, explica a analista ambiental Mariana Ferreira dos Anjos.

As atividades são desenvolvidas por professores da Secretaria de Educação e capacitados pelo Brasília Ambiental. O diferencial é que cada turma participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas, caracterizando-se como um projeto continuado

Devido à pandemia, desde o ano passado o projeto está sendo realizado de forma virtual. “E ainda que o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas do DF esteja programado para agosto, o projeto se dará de forma mista. Começará com o uso das plataformas digitais e terminará com as atividades presenciais nas unidades de conservação em que acontecem as aulas em campo”, detalha a analista.

READ  Edição 1835

As atividades são desenvolvidas por professores da Secretaria de Educação e capacitados pelo Brasília Ambiental. Segundo Mariana, o diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas, caracterizando-se como um projeto continuado, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo dos alunos.

Os critérios de priorização para a seleção das escolas são: menor distância da escola à unidade de conservação selecionada, não podendo exceder a 20 km; maior número de alunos da turma selecionada, não ultrapassando o limite de 40 alunos; escolas relacionadas pela SEEDF como prioritárias; escolas que já desenvolvam projeto na área ambiental e/ou patrimonial; e prévia participação do professor no curso Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade nas Escolas do DF.

Público

O Parque Educador tem como foco principal o receptivo de estudantes de escolas públicas do DF para atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação geridas pelo Brasília Ambiental. Somente no primeiro semestre deste ano, 43 escolas e 1.415 alunos foram beneficiados.

READ  Goiânia abre quatro postos para vacinação nesta quarta-feira

O projeto está presente na Estação de Águas Emendadas (Esecae)/Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), e nos parques ecológicos Águas Claras, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Riacho Fundo e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul). Serão oferecidas quatro vagas para cada unidade, com encontros previstos para o período de setembro a novembro.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA