Nacional

Partituras estreia nova temporada de concertos na TV Brasil

Publicado

em


A TV Brasil apresenta a nona temporada de espetáculos inéditos do programa Partituras a partir deste domingo (10). Os recitais selecionados para a atração entram no ar à 0h30, logo após a faixa Cine Nacional, com sucessos da sétima arte do país. A primeira edição exibe o concerto Encontros Musicais em Noailles.

Para a nova leva de episódios, a emissora pública reúne apresentações especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla concertos em grandes palcos com musicais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas A temporada também conta com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.

Artistas internacionais na abertura da temporada

O programa de estreia da nova sequência de atrações do Partituras acompanha o espetáculo sobre o histórico Hotel Noailles, na França. Produzida pelo Instituto Musica Brasilis, a iniciativa faz parte da série Baroque in Rio. O especial destaca o encontro entre a música barroca e a arquitetura através da apresentação de obras de compositores consagrados em edificações incríveis.

A edição que marca o início da temporada revela curiosidades sobre o hotel construído por Jules Hardouin-Mansart, o primeiro arquiteto de Luís XIV. O espaço foi palco de intensa atividade musical, a arte predileta de seus proprietários.

READ  A cada 2 horas, Brasil recebe uma denúncia de estupro de meninas até 14 anos

Em 1778, o Hotel Noailles hospedou, ao mesmo tempo, os geniais compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Christian Bach. O repertório do musical reflete esse famoso encontro, além de incluir obras de grandes autores franceses.

Patrimônio da arquitetura, as instalações do hotel servem de palco para a performance dos músicos Olivier Baumont (cravo), Julien Chauvin (violino), Aurélien Delage (cravo) e Atsushi Sakai (viola da gamba).

O primeiro episódio inédito do Partituras nesta leva ainda traz o depoimento de Françoise Brissard, atual proprietária do Hotel Noailles. Ela comenta os principais momentos musicais vividos na edificação.

A convidada rememora acontecimentos marcantes e conta diversas singularidades sobre o hotel erguido entre 1678 e 1682. A construção foi sede de intensa atividade musical na região parisiense.

Sobre o Partituras

Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.

Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.

READ  Governo divulga novos membros do Conselho Superior de Cinema

Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha podem ser conferidos semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Partituras – domingo, dia 10/4, para segunda-feira, dia 11/4, à 0h30h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA