Política

Pauta da sessão ordinária hoje tem projetos de lei e parecer do TCE

Publicado

em


Os deputados estaduais realizarão a primeira sessão deliberativa da penúltima semana de votações do mês de setembro nesta terça-feira, 21, e na Ordem do Dia constam 41 matérias que contemplam iniciativas parlamentares e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). A sessão, com início às 15 horas, será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no plenário Getulino Artiaga, e outra parte diretamente de suas residências ou escritórios, em sistema remoto que vem sendo usado em prevenção à covid-19.

Para a reunião, a pauta traz 15 projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva e 25 em fase de primeira apreciação. Há também, para análise dos deputados, em apreciação única, o parecer prévio oriundo do TCE-GO referente às contas anuais do Executivo no exercício de 2020.

Meio Ambiente

Dentre os processos que serão submetidos à votação definitiva, destaca-se a proposta nº 6578/19, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), que institui a Semana Estadual do Lixo Zero em Goiás, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de outubro. O objetivo é que a data sirva como instrumento de política pública socioambiental.

Prado coloca em sua justificativa que a propositura tem como finalidade proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática de resíduos sólidos, envolvendo o poder público, iniciativa privada e população em geral. “Visa, ainda, propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, e, também, promover ações educativas e de conscientização sobre o tema, além de incentivar o consumo consciente”, ressalta o parlamentar.

De acordo com Prado, dados apontam que o estado de Goiás atinge o recorde em todo o país, com 87% de todo o lixo recolhido indo para os lixões. O deputado pondera que os descartes corretos dos resíduos sólidos são de suma importância para o processo da reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população.

READ  Sefin participa da 1ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais de 2022

Empreendedorismo jovem

Já no rol das propostas em fase de primeira apreciação está o projeto de lei n° 5933/19, proposto pelo deputado Charles Bento (PRTB), que institui o Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor, a ser desenvolvido nas escolas públicas e particulares do estado. Para efeitos dessa lei entende-se como empreendedorismo o aprendizado pessoal que, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacita para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades negociais e a construção de um projeto de vida.

Estudo realizado pela Fundação Escolar demonstrou que 69,8% dos entrevistados entre 18 e 34 anos têm o desejo de montar seu próprio negócio. Outro levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com 2.132 empresários apontou que 1 a cada 3 empresários (32%) já demonstrava interesse em abrir seu próprio negócio antes mesmo dos 18 anos.

Segundo o deputado, essas habilidades criativas em geral não são alvo de atenção da nossa educação formal, sendo promovida mais a repetição do que a inovação, por isso são necessárias ferramentas que visem resgatar, aprimorar e desenvolver nos jovens o espírito empreendedor.

Em virtude disso, o programa proposto por Charles Bento tem como objetivos: ampliar as oportunidades negociais para jovens empresários, melhorar a qualidade gerencial dos empreendimentos do estado como um todo, fomentar a atividade econômica, estimular a criação de micro e pequenas empresas, tendo como critérios: estimular a identificação de oportunidades de mercado, orientar o ensino a acompanhar novas tendências tecnológicas, incentivar a realização de pesquisas, experimentos e atividades que visem o aprimoramento de ideais, desenvolver parcerias com outras escolas, universidades e instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo.

Para se tornar lei, a iniciativa precisa passar por duas fases de votação no plenário da Assembleia Legislativa para que esteja apta a seguir para a sanção do governador.

READ  Votações na Comissão Mista chegam a 15 projetos, entre eles o que cria o Programa Goiano de Saneamento Social

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas na terça-feira, 21, consulte a pauta prévia.

Votações da última semana

Na semana passada, os deputados realizaram um total de três sessões ordinárias. Nos três encontros, os parlamentares proporcionaram quórum qualificado para votações e 61 deliberações foram realizadas. As apreciações recaíram sobre proposições assinadas por deputados, pelo Executivo e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Entre os processos apreciados, 15 foram votados em definitivo e seguiram para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM), sendo que 12 são iniciativas parlamentares, um originário do TJ-GO e dois oriundos da Governadoria.

Durante a última semana, ainda, entraram em tramitação na Alego outros 16 processos legislativos. Desses, 14 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo 10 de iniciativa parlamentar, três assinados pelo governador Ronaldo Caiado e um oriundo do TJ-GO. Essas matérias foram encaminhadas para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, da pauta de votações do Plenário. Além dessas, a Casa recebeu, ainda, dois vetos integrais do governador a projetos de lei aprovados anteriormente pelo Plenário.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA