Distrito Federal

Percurso turístico e cultural de Planaltina é tema de audiência

Publicado

em


O projeto para o Setor Tradicional de Planaltina é uma resposta à estratégia de reforma de conjuntos urbanos prevista no Pdot | Arte: Divulgação/Seduh

Com a ampliação das calçadas, projeto prioriza pedestres e ciclistas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) promoverá uma audiência pública virtual no dia 4 de maio, a partir das 19h, para debater o projeto do Percurso Turístico e Cultural do Setor Tradicional de Planaltina. O aviso foi publicado na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial do Distrito Federal  (DODF).

O projeto prioriza o pedestre e o ciclista, com a ampliação das calçadas, e prevê também melhorias na acessibilidade e na arborização urbana, com iluminação pública para os monumentos, mobiliário urbano especial e sinalização turística. Tudo isso será feito em conformidade com as edificações históricas remanescentes.

O objetivo é convocar a população e todos os moradores de Planaltina para discutir a requalificação do espaço público do Setor Tradicional, situado no entorno dos monumentos históricos. Para tanto, o evento será aberto a toda a sociedade e elaborado no formato virtual, em respeito às medidas de segurança impostas durante a pandemia. Os interessados poderão participar pela plataforma Seduh Meeting.

Toda a informação necessária para subsidiar o debate, como o memorial descritivo do projeto, está disponível no site da Seduh. Perguntas, sugestões ou recomendações deverão ser feitas durante a audiência pública, por meio do chat de comentários, no ambiente virtual.

Projeto

O projeto para o Setor Tradicional de Planaltina é uma resposta à estratégia de reforma de conjuntos urbanos prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O percurso turístico e cultural compreende o trecho de entrada da Avenida Goiás até a Praça Coronel Salviano Monteiro, passando pela Rua Salvador Coelho e pela Praça São Sebastião.

“Outras medidas são a implantação de piso diferenciado e a implementação do conceito de traffic calming, ou seja, quebrar a ideia de que as ruas são feitas para os carros e não para pessoas” Anamaria de Aragão, coordenadora de Projetos da Seduh

Na Praça Coronel Salviano Monteiro, a prioridade é recuperar o visual original do espaço em direção à Igreja Matriz, como era no período em que a praça estava dividida em duas pela Avenida Goiás. O desenho do projeto, elaborado para o local na década de 1980, também foi preservado, assim como as melhorias realizadas em 2018.

READ  Em audiência, conselheiro de Educação diz que, para implementação do Plano Estadual de Educação, investimentos terão que aumentar

Prioridade

Além disso, a prioridade para pedestres está sendo proposta com soluções como a do conceito de rua compartilhada, em que o espaço urbano é voltado para pedestres e ciclistas, mas onde veículos motorizados também serão permitidos.

“Outras medidas são a implantação de piso diferenciado e a implementação do conceito de traffic calming, ou seja, quebrar a ideia de que as ruas são feitas para os carros e não para pessoas”, reforça a coordenadora de Projetos da Seduh, Anamaria de Aragão.

Para a Rua Salvador Coelho, que liga as praças Coronel Salviano Monteiro e São Sebastião, a proposta é uma faixa verde em um dos lados da via, que funcionará como guia de balizamento para deficientes visuais. Também há a indicação de faixas de dois metros em concreto armado nas laterais, para limitar visualmente o espaço do carro, pois a rua estará nivelada.

Atualmente utilizada para autoescolas para treinamento de aprendizes, a rua que chega à Igreja São Sebastião será transformada em um grande calçadão. O objetivo é intensificar o visual lateral da igreja com um desenho de piso que coloque o monumento como ponto focal.

READ  Dois projetos que incluem eventos no calendário cultural do estado são aprovados

Respeito às edificações

Conforme o parecer técnico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) – responsável pelos bens tombados na área, como a Igreja São Sebastião e o Museu Histórico –, o projeto respeita os critérios de ambiência, visibilidade e autenticidade. Considera, ainda, as edificações históricas remanescentes e, consequentemente, a leitura de conjunto.

Ainda de acordo com o parecer da Secec, a inserção de novos elementos, como pavimentação, infraestrutura e mobiliário urbano, “respeita o estilo contemporâneo, de modo a não contrastar drasticamente com os estilos históricos existentes, podendo, ainda, representar releituras desses estilos”.

Turismo

Segundo a coordenadora de Projetos da Seduh, o projeto busca igualmente a dinamização do interesse turístico e econômico da área. Hoje, segundo os dados oficiais da Secretaria de Turismo (Setur), 45% dos visitantes permanecem de dois a três dias em Brasília. Com a iniciativa, o objetivo é estender esse período.

“Almeja-se, como repercussão positiva da implantação do percurso turístico e cultural de Planaltina, aumentar o tempo de permanência do visitante, pois haverá mais um destino turístico de qualidade na cidade”, ressalta Anamaria de Aragão.

Trâmites

Depois da audiência pública, o projeto ainda precisa passar pelo aval do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Em seguida, deverá ser aprovado por uma portaria a ser publicada pela Seduh.

Audiência pública

  • Tema: projeto do Percurso Turístico e Cultural do Setor Tradicional de Planaltina.
  • Data e horário: 4/5, às 19h.
  • Acesso por este link  da página da Seduh, disponível no dia da audiência.

*Com informações da Seduh

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA