Tocantins

Peritos oficiais e odontolegistas do IML Tocantins identificaram em cinco horas os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido nesse domingo, 24

Publicado

em


Peritos oficiais e odontolegistas do IML Tocantins identificaram em cinco horas os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido nesse domingo, 24

25/01/2021 – Shirley Cruz/Governo do Tocantins

Num esforço concentrado, peritos oficiais e odontolegistas do Instituto de Medicina Legal (IML) da Superintendência da Polícia Científica, identificaram em apenas cinco horas os corpos das seis vítimas do trágico acidente aéreo, ocorrido nesse domingo, 24, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A identificação dos cadáveres carbonizados foi realizada por meio da análise da arcada dentária. Foram identificados Ranule Gomes dos Reis, 27 anos; Marcus Vinícius Molinari Reis, 23 anos; Lucas Praxedes Carvalho, 23 anos; e Guilherme Afonso Noé, 28 anos, todos jogadores do Palmas Futebol e Regatas; Lucas Vieira da Silva Meira, 32 anos, presidente do Clube e o piloto Wagner Machado Júnior, 59 anos.

Os seis corpos já foram liberados para os familiares, mas apenas o do presidente do Palmas foi retirado pela funerária na noite de ontem. Na manhã desta segunda-feira, 25, os familiares de Lucas Praxedes Carvalho e Marcus Vinícius Molinari Reis também compareceram ao IML para os procedimentos de retirada dos corpos.

O acidente aéreo aconteceu por volta das 8h30 deste domingo, 24, na altura do quilômetro 20 da TO-080. Os corpos foram encontrados totalmente carbonizados após o incêndio da aeronave. Para realizar os procedimentos de identificação, o IML recebeu documentos e fotos do sorriso dos familiares das vítimas.

O diretor do IML, Luciano Fleury explica que, rotineiramente, os Institutos Médico-Legais realizam identificação de pessoas por meio de datiloscopia ou pelo reconhecimento direto. Ele ressalta, contudo, que, em se tratando de cadáveres carbonizados, esqueletizados ou em avançado processo de putrefação, fica difícil e por vezes impossível o emprego dessas metodologias. “Nesses casos, torna-se necessário o exame Antropológico e Odontolegal para identificar os restos mortais de determinada vítima. E foi isso que fizemos em relação às vítimas desse trágico acidente”.

Segundo Luciano Fleury, enquanto o Perito Odontolegista realiza o exame para estimativa dos dados biotipológicos e das características individualizadoras pela arcada dentária, uma equipe multiprofissional do setor de Antropologia Forense do IML, composta por agentes de necrotomia e servidores administrativos, buscam informações e documentos da vítima com familiares, delegacias, hospitais e clínicas”.

Documentos

A perita oficial e superintendente da Polícia Científica em substituição, Georgiana Ferreira Ramos, explica que, dentre os documentos solicitados aos familiares, estão o Prontuário Odontológico da vítima, que normalmente fica em posse de clínicas particulares ou da rede pública de saúde, e fotos do sorriso da vítima encaminhada por familiares em disponíveis em redes sociais. Após exames, é feito o confronto com a documentação odontológica (ficha clínica, radiografias e fotografias).

Exames

Além do exame odontoforense de identificação, o IML também realiza exames de Necropsia, Antropologia Forense, Lesão Corporal, Conjunção carnal, Ato Libidinoso, Embriaguez, Exumação, Entrada de Ossada, Abortamento, Pequenas Causas, Avaliação Psicológica, Natimorto, importantes para a análise da ocorrência de crimes que deixam vestígios e/ou para a identificação de seus autores.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Metrologia Estadual orienta população sobre compra de produtos do tradicional almoço de dia das mães
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA