Nacional

Pix conta com mais de 133 milhões de chaves cadastradas

Publicado

em


Em quase dois meses de operação oficial o sistema de pagamentos Pix, do Banco Central, soma mais de 133 milhões de chaves de acesso cadastradas. São usuários que já podem fazer transações financeiras de forma instantânea a qualquer hora, sete dias por semana, inclusive feriados.

Os dados do Banco Central atualizados até o dia 31 de dezembro de 2020 registram 133.877.957 chaves Pix cadastradas. Destas, 128.102.487 são chaves de pessoas físicas e 5.775.470 de pessoas jurídicas.

As operações com o Pix foram iniciadas em 3 de novembro de 2020, na fase de testes. No dia 16 entrou em operação para todos os usuários. Pelo Pix, as transações como pagamentos de contas e transferência de valores são concluídas em poucos segundos com os recursos disponíveis para o recebedor em tempo real. As transações com Pix podem ser feitas por meio do telefone celular, sem a necessidade de outros equipamentos como maquininhas.

psicultor e produtor rural Felipe Lamb

O psicultor e produtor rural do Distrito Federal, Felipe Lamb, começou a usar o Pix ainda na fase de testes atraído pela facilidade e agilidade para receber os pagamentos dos clientes. “É uma facilidade, funciona 24 horas por dia, independente do horário que precisar fazer um pagamento, você consegue e tem a facilidade de transferir de uma conta para outra. Realmente facilita muito”, relatou.

READ  Força Nacional combaterá incêndios florestais e queimadas no Amazonas

Felipe cadastrou o número do celular como Chave Pix e vê aí outra vantagem desse novo sistema de pagamentos. “Meu número de telefone uso como chave, então, se a pessoa tem meu número não preciso ficar passando dados bancários, CPF. É uma facilidade muito grande também. Meu cartão de visitas já ajuda muito, no momento que dou o cartão para o cliente tem meu contato e ele já tem ali a forma de me pagar”, disse.

Com clientes já usando o Pix, Felipe contou que agora tem incentivado os fornecedores de insumos a também aderirem ao meio de pagamento instantâneo.

Pagamento

Ao contrário de outras transações financeiras, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. As transferências são feitas a partir, por exemplo, de um telefone da lista de contatos, usando a Chave Pix previamente cadastrada.

O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação, entre pessoas, empresas e governo. É gratuito para pessoa física pagadora e tem custo baixo para os demais casos.

READ  Frota de ônibus da capital paulista emitiu 50% menos poluentes em 2021

Chave Pix

Uma das vantagens do Pix é a agilidade no pagamento. Em vez de pedir agência, conta e dados pessoais do recebedor, basta pedir a Chave Pix, que é a identificação de preferência.

A Chave Pix pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória que o usuário deseje cadastrar. O recebedor também pode gerar QR Codes para pagamentos.

Expansão do Pix

Em agosto do ano passado, o Banco Central anunciou que uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para permitir que o Pix seja uma opção para o pagamento das contas de energia elétrica.

Em dezembro, o Banco Central informou que vai assinar um acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) para que o pagamento de faturas de celular e a recarga de serviços pré-pagos móveis e fixos possa ser feita com o Pix.

Mais vantagens

De acordo com o Banco Central, outras vantagens desse sistema de pagamentos instantâneo são: alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; e promover a inclusão financeira.

Fonte: Brasil.gov

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA