Política

Plenário aprova redução de 50% no valor das passagens de ônibus intermunicipais para estudantes

Publicado

em


Foi aprovado, em primeira votação, na sessão ordinária híbrida dessa terça-feira, 26, o projeto de lei nº 2724/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PL), que pretende instituir redução de 50% no valor das passagens de ônibus intermunicipais aos estudantes que estejam matriculados em escola localizada em município que não seja o mesmo do domicílio do aluno.

Paulo Trabalho afirma que seu projeto de lei estende aos estudantes de Goiás e é uma conquista histórica que a juventude brasileira já vem alcançando em outros estados. “Cita-se como exemplo o estado do Tocantins, que, por intermédio da Lei nº 3306/2017, concede 50% de desconto no valor das passagens de transporte intermunicipal coletivo aos alunos. Isto posto, a minha intenção é de possibilitar aos cidadãos de baixa renda condições dignas de chegar nas instituições de ensino em que estudam”.

Paulo Trabalho entende que sem o incentivo do meio passe intermunicipal, vários estudantes acabariam desistindo dos estudos, por falta de recursos, pois os gastos não são apenas com o deslocamento, mas também com livros, material escolar e, dependendo do curso, com equipamentos tão caros quanto indispensáveis.

READ  Mista aprova reajuste de 10,16% a servidores dos três Poderes

E conclui: “Diante disso, resta claro que o maior desafio para os estudantes não é passar no vestibular, mas, sim, se manterem durante o curso. A grande maioria deles é formada de trabalhadores em busca de crescimento pessoal e financeiro, que se deslocam durante à noite e utilizam mais de um ônibus para chegar até o destino final. Por fim, tendo em vista as experiências positivas de outros estados, conclamo o apoio dos nobres colegas para que se manifestem de acordo com o presente projeto de lei”.

A proposta aguarda agora uma segunda fase de discussão e votação, antes de ser encaminhada para a sanção da Governadoria.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA