Tocantins

Polícia Militar do Tocantins e prefeitura de Mateiros debatem implantação de Pelotão de Turismo na região do Jalapão

Publicado

em


Polícia Militar do Tocantins e prefeitura de Mateiros debatem implantação de Pelotão de Turismo na região do Jalapão

01/02/2021 – Luana Barros/Governo do Tocantins

O Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, esteve reunido nessa sexta-feira, 29, na cidade de Mateiros, com o prefeito, João Martins Neto, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública na cidade e região, e sobre a implantação de um pelotão especializado em turismo na região.

A cidade de Mateiros faz parte de uma importante região turística do Tocantins, conhecida como Parque Estadual do Jalapão, sendo uma unidade de conservação ambiental que abrange uma área de 34 mil km², e que compreende ainda os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. 

Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça ressaltou o potencial turístico do Jalapão, que se destaca como um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. Essa demanda crescente justifica a implantação de um Pelotão de Turismo voltado exclusivamente para esta finalidade, com policiais especializados e viaturas equipadas, de acordo com a necessidade do local.

O Chefe do Estado Maior destacou ainda que a PM já está presente na região, atuando de forma conjunta com outros órgãos estaduais e municipais. Uma dessas atuações pode ser percebida por meio da operação Jalapão de Braços Abertos, desencadeada pela PM desde o dia 17 de janeiro, em uma ação conjunta entre o 5º e 6º Batalhão da PM, com reforço do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPChoque) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). 

Após solicitação da prefeitura, a operação que se encerraria no dia 9 de fevereiro, se estenderá até o dia 17 de fevereiro, após o período de carnaval. Dentre as ações da operação, é realizado o policiamento ostensivo na região do Parque Estadual do Jalapão, principalmente nos acessos e nos pontos turísticos do Parque e nas necessidades apresentadas durante sua realização.

Ações da PM

O presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) Fernando Torres, emitiu uma nota manifestando estar em “total comunhão com a implementação do patrulhamento policial na região do Jalapão, a Operação Jalapão de Braços Abertos, realizada pela PM-TO por meio do 6º BPM, uma ação preventiva e ostensiva, bem como a implantação do pelotão turístico. Uma vez que é a região que mais recebe turistas no Estado do Tocantins, o trade turístico anseia por isso há muito tempo, e isso transmite total confiança aos visitantes que vêm conhecer a região do Jalapão. Queremos deixar claro ao Comando Geral e ao 6º batalhão que somos parceiros não somente nesta ação, mas em todas as demais no estado. Em especial nosso carinho ao 6º BPM por trabalhar diretamente nesta região do Jalapão.”

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Em homenagem às mulheres, Governo do Tocantins lança campanha "TO por Elas"
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA