Tocantins

Polícia Militar do Tocantins garante tranquilidade no primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2020

Publicado

em


Polícia Militar do Tocantins garante tranquilidade no primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2020

18/01/2021 – Gisele Burjack/Governo do Tocantins

A operação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) garantiu a segurança em toda a logística na primeira fase de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), nesse domingo, 17. Conforme o relatório da Operação Enem 2020, não foi registrada nenhuma intercorrência e a Polícia Militar, em conjunto com as outras forças de segurança do Estado, garantiu a tranquilidade aos estudantes que fizeram a prova. 

Ainda de acordo com dados do relatório, como resultado, o Tocantins se manteve entre os dez estados mais ágeis na entrega dos malotes.

Foram empregados diretamente mais de 200 policiais militares nos locais de provas, em todo o Estado, e mais 400 estiveram envolvidos indiretamente no serviço ordinário das unidades, tendo em vista a necessidade de cumprir os protocolos sanitários para a contenção da Covid-19. 

Segunda etapa                                          

A PMTO prevê o mesmo modus operandi na segunda fase de aplicação das provas do Enem 2020, que ocorrerá no próximo domingo, 24. 

Conforme o Ministério de Educação (MEC), o Enem/2020 no Tocantins está sendo aplicado por meio de 32 Centros de Distribuição Logística (CDLs) dos Correios, sendo aplicadas em 138 locais (foram 131 na edição anterior) distribuídos por 31 cidades, para um público de 58.243 estudantes inscritos, quantitativo que representa um aumento de 25% em comparação com o exame passado, realizado em 2019.

Segundo o comandante geral da corporação, coronel Jaizon Veras Barbosa, a missão da PMTO é garantir que a Operação Enem 2020 seja concluída da forma mais tranquila possível. “Estamos trabalhando com estratégias a fim de prevenir, detectar e reprimir quaisquer tipos de intercorrências. Nesse primeiro dia foi um sucesso e a Polícia Militar está empenhada para que na próxima fase também não haja nada que venha dificultar ou impossibilitar a realização da prova”.

Segurança reforçada 

O policiamento será feito por meio de escoltas e guarda das provas e dos cartões-resposta (para as sedes das unidades militares e os locais de aplicação); policiamento a pé e motorizado; e suporte aéreo pela aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP), nos locais de realização do Enem 2020. Os objetivos da ação são preservar a ordem pública, evitar transtornos e viabilizar para que o evento ocorra sem prejuízos aos candidatos e à organização do certame, especialmente nos horários de abertura e fechamento dos portões.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Reunião analisa inclusão das forças de segurança no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA