Geral

População é chamada a completar vacinação contra a covid-19

Publicado

em


O Distrito Federal superou a marca de 4 milhões de doses aplicadas da vacina contra o covid-19. Foram 2.256.163 como primeira dose, 1.649.275 como segunda dose, 58.363 doses únicas (Janssen) e 130.831 doses de reforço para os idosos e trabalhadores da saúde. Agora, o foco da Secretaria de Saúde é convocar a população para completar o ciclo vacinal.

Para esta sexta (5), são esperados para a segunda dose os adolescentes de 16 anos que receberam a primeira em 10 de setembro. Será o primeiro dia de vacinação dessa idade | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta (4), foi informado que dos 26 mil imunossuprimidos aptos a receberem a dose adicional, somente 8.328 buscaram a vacina. “A Secretaria de Saúde faz o apelo para essas pessoas, principalmente porque esse público de imunossuprimidos é mais suscetível a adquirir uma infecção”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

“Recomendamos sempre à população que busque os nossos postos de vacinação. É importante esse entendimento para que a gente amplie a nossa cobertura vacinal”Manoel Pafiadache, secretário de Saúde

As pessoas que se enquadram nas comorbidades listadas no site da Secretaria de Saúde devem procurar um local de vacinação 28 dias após a segunda dose ou dose única. Não é preciso agendar: basta levar o cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico.

READ  MPGO/GAECO: Operação contra venda ilegal de medicamentos abortivos em Caldas Novas e outras cidades via internet

Para este público, a vacina CoronaVac também está disponível para pacientes com indicação médica desse imunizante. No caso de idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, a dose de reforço pode ser aplicada seis meses após a D2 ou dose única.

Segunda dose

A Secretaria de Saúde também lembrou que o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca passou a ser de oito semanas (56 dias — oito semanas), independentemente da data prevista no cartão de vacina. Para esta sexta (5), por exemplo, já são esperados para a segunda dose os adolescentes de 16 anos que receberam a primeira em 10 de setembro. Será o primeiro dia de vacinação dessa idade.

65,6%da população do DF acima de 12 anos já tomou as duas doses ou a dose única

“Temos observado que muitas pessoas chegam aos postos dizendo não saber do novo prazo”, relatou Fabiano dos Anjos. Para quem tomou a primeira dose do imunizante CoronaVac, está mantido o período de até 28 dias para a segunda dose.

READ  Edição 1556

“Recomendamos sempre à população que busque os nossos postos de vacinação. É importante esse entendimento para que a gente amplie a nossa cobertura vacinal”, afirmou o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache. O DF já tem 87,44% da sua população acima de 12 anos com a primeira dose tomada e 65,6% já tomaram as duas doses ou a dose única.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, ressaltou a eficácia da vacinação, independentemente da marca do imunizante. “O público em que a gente começa a avançar é um público mais protegido, independentemente do tipo de vacina. Quanto mais a gente evolui na nossa campanha de vacinação, mais a gente protege a nossa população “, disse.

“Todas as pesquisas têm indicado a efetividade de todas as vacinas, sem exceção. A vacina boa é aquela que está no braço da pessoa e está protegendo a comunidade”, completou Fabiano dos Anjos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA