Política

Por iniciativa de Bruno Peixoto, farmacêuticos goianos são homenageados

Publicado

em

Por proposta do deputado Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão especial extraordinária na noite de sexta-feira, 6, para homenagear os farmacêuticos goianos. Na solenidade foram entregues Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e Certificados do Mérito Legislativo a vários profissionais da área.

Além do parlamentar, que comandou os trabalhos, fizeram parte da mesa: o secretário estadual de saúde, Sandro Rodrigues, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía de Oliveira Alencar; a vice-presidente, Luciana Calil de Moraes; o diretor tesoureiro do conselho, Leandro Zenon de Ázara; o secretário-geral, Daniel Jesus de Paula; e a presidente de honra do CRF Goiás e conselheira federal de Farmácia, Ernestina Rocha. 

Primeiro a discursar, o secretário de saúde iniciou falando sobre a importância da união entre os poderes Legislativo e Executivo na implementação de ações na área da saúde. Sandro Rodrigues também destacou a relevância do trabalho do farmacêutico nas unidades da rede. Segundo ele, na reorganização que o governo vem fazendo na saúde pública em Goiás, o profissional tem papel fundamental.

Ele lembrou que a gestão entregou à cidades goianas seis policlínicas, unidades que vieram preencher a lacuna da assistência intermediária, entre a assistência básica e a alta complexidade. “O farmacêutico faz parte dessa reforma. O profissional está em todas as policlínicas entregues”, ressaltou. 

O diretor tesoureiro do CRF, Leandro Zenon de Ázara, recebeu, em nome da classe, a Medalha do Mérito Legislativo. Ele dedicou a homenagem a todos colegas farmacêuticos e agradeceu ao parlamentar, não só pela homenagem. “Eu quero agradecer ao Bruno Peixoto, por sempre apresentar projetos de interesse da categoria.”

Pandemia

Em sua fala, o deputado relembrou da difícil decisão de adiar a realização do evento em homenagem aos profissionais. Segundo ele, naquele momento, no início de 2020, ninguém sabia o que seria a pandemia, mas todos compreenderam que era preciso atender ao decreto do Governo do Estado, que estabeleceu restrições de deslocamento e suspendeu diversas atividades.  

READ  Plenário aprova em segunda votação projeto que cria programa de moradia

Peixoto recordou a atuação dos farmacêuticos no combate à covid-19. “Vocês, homens e mulheres, dedicaram a vida, na linha de frente, no balcão da farmácia, nos hospitais… não foi fácil, foram momentos difíceis. Superamos. Vocês tem a gratidão do legislativo e do povo goiano.” 

O parlamentar, ainda, ressaltou que, desde a época em que era vereador por Goiânia, defendeu e apoiou as causas da categoria, como a implementação do plano de carreira, cargos e salários dos farmacêuticos na Secretaria Municipal de Saúde, em 2009. Agora, em 2022, ele citou a aprovação, na Alego, de um projeto que amplia o leque de produtos comercializados nas farmácias. “Contem com o meu mandato, contem com o nosso gabinete.” 

Quebrando o protocolo da solenidade, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, pediu licença para entregar ao deputado Bruno Peixoto, o troféu “Deputado Amigo do Farmacêutico”. “Eu não poderia deixar de agradecer aos deputados da Alego, especialmente o Bruno Peixoto, que está sempre com as portas do gabinete abertas às demandas dos farmacêuticos.” 

Ela também se lembrou da data original da proposta de realização da homenagem, revelando que a solenidade marca o retorno dos eventos realizados pelo CRF. 

Lorena Baía se emocionou ao falar da atuação dos profissionais durante a pandemia e lembrou que a primeira profissional que morreu de covid-19 em Goiânia, tinha registro no conselho. “Quando o cidadão tem os primeiros sintomas, o primeiro lugar que ele procura é a farmácia, o primeiro contato é com o farmacêutico. (…) Foram muitos desafios. A legislação que mudava toda semana… a gente tinha certeza da nossa missão. Nós saímos da pandemia, mais fortalecidos do que entramos”, concluiu. 

Crise

A farmacêutica Larisse Marques de Andrade falou em nome dos homenageados. Ela, que atua em um grande hospital da capital, relatou, em detalhes, a rotina diária e difícil dos profissionais, especialmente nos momentos mais agudos da crise.      

Larisse contou que a unidade hospitalar em que trabalha foi a primeira em Goiânia a receber um paciente contaminado com o coronavírus. Segundo a profissional, o hospital se preparou, fez projeções antes da chegada da doença, mas que a prática desafiou todo o planejamento feito. “Além da lida com a doença, tinha outros aspectos envolvidos. Era uma rotina desafiadora: tantas mudanças, muitos protocolos, muitas normativas. Nos sentíamos culpados quando algum dos nossos membros se contaminavam. E, às vezes, nos contaminávamos de medo também. Eram muitas dúvidas.” 

READ  Circo Laheto realiza Mostra com cantores goianos neste sábado, 11

Larisse citou a importância da pesquisa e da ciência para se combater a covid-19. “Enfim, a tão esperada vacina chegou e chegou pelas mãos de farmacêuticas.  A pandemia evidenciou a nossa responsabilidade. Somos farmacêuticos!” 

Os homenageados 

Aline Juliane Alves Magalhães
Álvaro Nunes Machado Júnior
Alexsander Augusto da Silveira
André Bueno de Freitas
Christiane Mirela Alves Lopes
Claudia Evangelista da Silva
Claudio Moreira Neves
Danillo Rodrigues de Sá Godoi
Denilson Jorge Guimarães
Durval Flávio de Sousa
Edson Arantes Faria Filho
Edmilson Alves Afonso
Elizabeth Carloto Falbota
Evelinne Leonel de Sousa
Flavio Silva de Carvalho
Flavio Marques Lopes
Galdino de Sousa Resende
Gislaine Rosa de Souza
Ilmo Bernardes Godinho
Italo Corino Alves
Joaquim Lino Suarte Neto
Juliane Tasca
Lais Lima Nabuco Araujo
Larissa Rocha Bernardes
Larisse Marques de Andrade
Laurindo Damas da Silva Júnior
Lidiane Quirino da Silva
Lília Moreira Ferreira
Luciana Calil Samora de Moraes
Luciene Gonçalves Silva
Luciene Meira Rocha
Luzia Flávia Tavares da Silva
Marcelo Paschoal Safatle Sebba
Márcia Lopes de Sousa
Marcileia Lemos Maldi Macedo
Mauro Henrique dos Santos
Maria da Cruz Silva Matos
Márcio Martins de Lima
Marília de Oliveira Meira
Milliane Ferreira Urbano Tomé
Mirella Gonçalves Cunha
Natália Madeira de Siqueira Freire Franco
Paulo César Cascão
Patrícia Ferreira Lopes Graziani
Roberto de Castro Aires Jacundá
Sabine Neller Finta
Taiana Cunha Ferreira Goulart
Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira
Thaís Cristina Ferreira
Yara  Bandeira Azevedo de Alencar

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA