Política

Por respeito e inclusão

Publicado

em


Neste 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ainda é marcada por muitas lutas, muitas dificuldades e muitos preconceitos. A afirmação é da presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Maria Clara de Carvalho. “Temos muitas vitórias, muitas conquistas, muitos alcances. A nossa luta é constante, ela é dinâmica, ela é atual, mas ela é dolorosa”, pontua. 

Clara, que aos 30 anos tornou-se tetraplégica, vítima de acidente de carro, compartilha a sua experiência de vida. “Hoje, há 26 anos com uma deficiência, a gente percebe que nós, pessoas com deficiência, temos que falar, temos que nos mostrar, temos que estar atuantes, temos que mostrar quais são nossas maiores dificuldades.”

Segundo ela, o mundo ainda discrimina muito as pessoas com deficiência, não vê a capacidade da pessoa, pelo fato de estar em uma cadeira de rodas, por não enxergar ou por não ouvir. “Nós cremos que se deve valorizar o cidadão, independentemente das suas limitações físicas. Isso é que faz toda diferença”, argumenta a presidente da associação. 

Clara complementa ao expor que quer sejam no cumprimento das leis, quer na dignidade de um transporte público, ou em uma calçada acessível, e ainda na oportunidade digna no mercado de trabalho aberto, às pessoas com deficiência precisam ser reconhecidas e valorizadas. “Nós somos pessoas como qualquer uma. Pagamos nossos impostos, temos nossas dores, nossos traumas, nossas dificuldades. Mas o que faz a nossa diferença é o acreditar. E eu acredito. Acredito que a gente pode mudar cada dia um pouquinho as pessoas, para mostrar que nós somos capazes, independente das nossas limitações.”

Responsabilidade

E para buscar soluções voltadas a mudar a realidade e sanar as necessidades e promover conquistas pelas quais clamam as pessoas com deficiência que parlamentares, a exemplo dos deputados Thiago Albernaz (Solidariedade) e Coronel Adailton (Progressistas), têm trabalhado no Legislativo de Goiás. 

Adailton é o autor do projeto de lei voltado a criar a Política Estadual de Atenção ao Deficiente, com destaque para a Política Estadual de Turismo na implementação dessa política pública. A matéria é objeto do processo nº 1379/20, em trâmite na Casa de Leis.

Para Adailton, a data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituída na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, representa uma homenagem às pessoas com deficiência no mundo todo. “Independente de legislação, que eu considero de enorme importância, tanto que estou na Assembleia Legislativa lutando, batalhando para melhorar a qualidade de vida, as condições de trabalho e de inclusão das pessoas com deficiência em Goiás. A gente precisa focar na conscientização.”

READ  “Tratamos a vida do cidadão com seriedade e respeito”, diz Gracinha Caiado em Catalão

No mesmo raciocínio, Albernaz ressalta que datas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  trazem à tona assuntos importantes, que ainda precisam ser discutidas sobre diversas questões, como os desafios a serem enfrentados, a importância da acessibilidade e da inclusão. 

“Neste ano, o tema dessa celebração é ‘iderança e participação, algo que vem muito ao encontro do que temos debatido sobre o fortalecimento de iniciativas que reconheçam as pessoas com deficiência pelas suas habilidades e alta performance, em diversas áreas”, acentua Thiago Albernaz.

Por sua vez, Adailton afirma a necessidade de uma reflexão voltada à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, ao oferecer condições de trabalho, inclusão nos estudos e no turismo, área que tem sido uma de suas bandeiras. “A gente tem buscado incluir as pessoas com deficiência no turismo desde quando assumi a presidência da Comissão de Turismo na Casa. Temos um grupo de trabalho em ação, voltado para a inclusão da pessoa com deficiência nas atividades de turismo no estado de Goiás, E na prática, já estamos atuando”, assinala. 

Nas importantes ações voltadas ao reconhecimento e valorização das pessoas com deficiência, Adailton reitera que isso foi realizado quando fez audiências públicas e visitas técnicas pelo estado afora, visitando os destinos turísticos de Goiás para promover e alavancar a atividade em Goiás.

“Apontamos a necessidade da inclusão, de reconhecer, de conscientizar toda as pessoas do município, de receber bem todos os turistas, mas principalmente, primordialmente, as pessoas com deficiência. Temos levado essa consciência aos gestores públicos municipais no campo do turismo, aos prefeitos e aos secretários de turismo de Goiás”, reafirma Adailton.

Exemplo de vida

O colegiado, presidido por Coronel Adailton, tem como representante das pessoas com deficiência, como o servidor da Goiás Turismo Audier Silva Gomes, deficiente visual. “Ele nos acompanha nas visitas e mesmo com essa dificuldade visual, o Audier é um exemplo de vida. E assim, como ele, também são os cadeirantes, as pessoas com dificuldade de locomoção, os deficientes auditivos, aqueles que têm deficiência intelectual. Todos são verdadeiramente pessoas especiais, e não podem sofrer qualquer tipo de discriminação”, ressalta Adailton. 

READ  Combate ao desperdício de alimentos é tema de projeto de Bruno Peixoto

“É necessário que as pessoas que se dizem normais, e eu coloco entre aspas essa palavra ‘normais’, se conscientizem, precisamos aprender muito com essas pessoas com deficiência. Elas têm muito a nos mostrar”, sublinha.  

Coronel Adailton diz que continuará lutando para que as pessoas com deficiência no Brasil sejam cada vez mais valorizadas, e é claro, em especial no estado de Goiás. “Essa data em que se celebra é apenas uma lembrança, mas nós precisamos tratar essas pessoas com todo carinho e respeito que elas merecem, sem discriminá-las, sem colocá-las para baixo, sempre colocando essas pessoas acima de tudo, porque elas são as acima de tudo.” 

Reconhecimento e valorização

Thiago Albernaz faz um balanço das ações voltadas à valorização das pessoas com deficiência. “Neste ano, promovemos ações relacionadas aos atletas paralímpicos de Goiás, que nos representaram nas Paralímpiadas de Tóquio, trazendo boas classificações e medalhas. Esse é um exemplo de um caminho em que avançamos, mas precisamos avançar ainda mais: temos a oportunidade de nos tornarmos uma potência nos paradesporto, e o primeiro passo é reconhecer a participação dos paratletas goianos nas competições internacionais, como de alta performance”, enuncia.

Thiago, enquanto presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, também destaca a importante atuação das instituições. “Elas merecem destaque e serem vistas como um importante braço de atuação do poder público, em suas decisões de políticas públicas”, ressalta. 

O parlamentar reafirma o compromisso com tais instituições ao afirmar que tem levantado essas bandeiras e buscado inserir essas entidades na definição de estratégias, pois são elas que conhecem, de fato, a realidade das pessoas com deficiência e suas famílias. “Acreditamos que esse deve ser o caminho para uma sociedade mais acessível e inclusiva.”

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA