Cidades

Prefeitura compartilha história de colaboradores com deficiência

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), comemora, nesta sexta-feira (3/12), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PCD) compartilhando a história de pessoas com deficiência que contribuem, diariamente, para a manutenção da Urbanização na Capital. 

A primeira história é do colaborador José Evangelista Moreira, 50 anos, que faz parte da Companhia há 15 anos. Ele é portador de acondroplasia – nanismo, causado pelo agravamento de um reumatismo quando ele ainda era bebê. José é responsável por inúmeras obras de artes que dão vida aos viveiros da Comurg, praças e espaços públicos, como: vasos, cisnes decorativos, cascatas e outros. 

Para ele, sua estatura não interfere na sua produtividade laboral. “Consigo cumprir com minhas obrigações como qualquer outro colega de trabalho que não tem deficiência. Posso ser pequeno no tamanho, mas sou grande no que faço”, enfatiza. Outras características marcantes do colaborador são o carisma e o bom humor durante o trabalho.

Já Rogério Gomes, 40 anos, é jardineiro no viveiro Redenção, na onde trabalha há 15 anos. Descobriu tardiamente um glaucoma, aos 13 anos, e por falta de  informação, de recursos, e de avanços médicos, o colaborador perdeu a visão aos 35 anos, ficando totalmente cego dos dois olhos. Para ele, a deficiência não é um obstáculo diante da força de vontade. 

READ  Prefeitura de Goiânia leva operação tapa-buracos ao Humaitá, Guanabara e a outros 10 bairros, nesta terça-feira (19/04)

Diariamente, o servidor corta com precisão diversos vasilhames oriundos dos  reciclados. Para transitar pelo viveiro o colaborador conta com a ajuda dos colegas e da sua bengala. Em relação a outros espaços, ele lamenta que há a mesma solidariedade. “Amo demais o que faço, dele adquiro meus bens e pago minha faculdade de pedagogia”, comemora.

O presidente da Comurg, Alex Gama, fala da importância da conscientização sobre a dignidade das pessoas com deficiência. “A data foi instituída para promover o esclarecimento e ainda  ações e políticas que garantem qualidade de vida e  promoção dos direitos dos deficientes. Nossa missão é essa, reforçar a importância da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirma.

Ravena Carvalho, editoria de Urbanização

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA