Cidades

Prefeitura de Goiânia apoia curso de capacitação sobre energia solar

Publicado

em


Na manhã desta sexta-feira (16/7), o prefeito Rogério Cruz visitou a carreta do projeto Road Show Solar, que está estacionada na área externa do Paço Municipal. Após percorrer 18 cidades brasileiras em quatro Estados, o veículo chega a Goiânia com a missão de disseminar conhecimento sobre energia entre o público geral.

Toda a energia consumida pela unidade móvel advém do Sol, inclusive a que ilumina a sala de aula onde é oferecido curso sobre projetos de energia solar, com noções sobre custos e instalação. O objetivo é mostrar que este tipo de energia é viável, tanto para empresas quanto para residências comuns. 

“A maioria dos bancos tem hoje financiamentos para projetos de energia solar bastante vantajosos para o consumidor. No prazo de 3 a 5 anos ele quita o investimento e depois disso a conta de energia reduz até 95% em relação ao que era pago com a energia elétrica”, afirma Carlos Toledo, diretor da região Centro-Oeste do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL), parceiro do projeto juntamente com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABDG).

READ  Prefeitura de Goiânia define programação de Finados em cemitérios públicos municipais

A “carreta-escola” já rodou 4500 km e possibilitou a capacitação de 585 alunos. Marcus Costa é gerente comercial de uma empresa de energia solar de Goiânia e aproveitou o curso para aprofundar seus conhecimentos. “As pessoas precisam entender que a energia solar é completamente viável e nosso Estado tem um grande potencial de produção”, afirmou. Goiás faz parte do chamado Cinturão do sol, com irradiação diária de 12 horas – 4 horas a mais que a média de países europeus.

O prefeito Rogério Cruz elogiou a iniciativa e disse que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para eventos que estimulem o desenvolvimento sustentável da cidade. “Inclusive, nós temos total interesse de implantar o sistema de energia solar nos próximos prédios que iremos construir, como escolas e unidades de saúde. Já estamos trabalhando nisso”, declarou Cruz.

Sobre o curso de capacitação

O curso é destinado ao público em geral e é ministrado por professores voluntários. Ele tem duração de 4 horas, com emissão de certificado após conclusão. 

As inscrições devem ser feitas pelo site roadshowhuaweisolar.com.br, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados vão ser doados para famílias carentes da capital.

READ  Mês do Servidor conta com programação de palestras, oficinas e workshops

As próximas turmas serão capacitadas neste sábado (17/7), segunda-feira (19/7) e terça-feira (20/7). Porém, as vagas para sábado já se esgotaram, restando apenas as opções de segunda e terça-feira.

Divino Rufino, da Diretoria de Redação
Fotos: Jackson Rodrigues

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA