Cidades

Prefeitura de Goiânia apoia evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, e destaca avanços no atendimento a pacientes, neste domingo (12/06)

Publicado

em

O Parque Vaca Brava recebe, neste domingo (12/06), evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, das 09h às 12h. Ação é promovida pela Associação Amigos do Coração de Goiás (AACG), com apoio da Prefeitura de Goiânia, e inclui palestra sobre longevidade e qualidade de vida da criança com cardiopatia, tendas com equipamentos de ginástica que auxiliam pacientes, e oportunidade de troca de experiência entre familiares.

“Será um momento de troca de experiência entre os familiares das crianças e adolescentes que têm cardiopatia. Queremos mostrar que há vida além da cardiopatia congênita, e vida com qualidade e bem-estar”, afirma a coordenadora da AACG, Martha Camargo.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, destaca avanços no atendimento às crianças e adolescentes que possuem algum tipo de cardiopatia. “O atendimento começa nas maternidades do município, com a realização do Teste do Coraçãozinho. Depois, temos o Centro de Especialidades Pediátricas (Ciped), onde, desde setembro de 2021, já foram realizadas mais de 500 consultas com cardiopediatra”, pontua.

READ  Morre Maguito Vilela, prefeito de Goiânia que lutava contra a Covid-19

“Temos também uma novidade, já está sendo instalado no Ciped um equipamento de ecocardiografia para a realização de eletrocardiograma exclusivo para as crianças e adolescentes”, conta.

A instalação do equipamento na unidade faz parte do Projeto Amigos do Peito, que vem sendo implantado no município. Até o momento, cinco unidades de saúde de Goiânia já contam com o equipamento, que também é chamado de eletrocardiógrafo. Em breve, serão 13 unidades.

Cardiopatia Congênita
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a estimativa é de que 1% dos recém-nascidos vivos apresentem alguma malformação no coração. Cerca de 30% das crianças e adolescentes não terão nenhuma consequência, outros 30% vão apresentar anomalias que podem levar a sintomas como baixo ganho de peso, falta de ar e cansaço, e necessitarão, em algum momento, de correção.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia apoia evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, e destaca avanços no atendimento a pacientes
Data: 12 de junho de 2022 (domingo)
Horário: Das 09h às 12h
Local: Parque Vaca Brava, Rua T-15, Setor Bueno (tendas estarão montadas no gramado ao lado do lago)

READ  Prefeitura de Goiânia normaliza serviço de coleta orgânica e inicia força-tarefa em bairros afetados

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA