Cidades

Prefeitura de Goiânia incentiva aleitamento materno em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)

Publicado

em


A amamentação é um direito garantido por lei. A Prefeitura de Goiânia incentiva o aleitamento materno nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. Uma orientação técnica sobre a oferta de leite materno nas instituições foi elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para assegurar o direito de amamentação de crianças matriculadas na rede de ensino.

O Cmei Village Atalaia, localizado no Vila Itatiaia, criou um espaço especial para acolher mães que queiram amamentar os filhos. A “Mamoteca”, como está sendo chamado o projeto, oferece um ambiente de amamentação e leitura e chama a atenção da comunidade escolar. Por meio de um espaço acolhedor, a instituição propõe a troca de experiências entre as mães e incentiva a leitura durante o tempo de permanência no espaço.

Saturnina da Costa, mãe da pequena Nara Bethany, de 10 meses, ressalta o sentimento de segurança e acolhida que o projeto oferece. “Essa fase de adaptação é difícil, mas fomos muito bem recebidas no Cmei desde o primeiro dia por todos os profissionais, facilitando esse processo inicial”, declara a mãe.

READ  Gari da Comurg estreia como escritora em livro que traz histórias de superação feminina

A diretora da unidade, Anna Paula Canedo, que é mãe do Caetano, de 8 meses, explica que a “Mamoteca” é um incentivo para as mães que têm a disponibilidade de visitar o Cmei para amamentar as crianças na fase de amamentação. “O ambiente foi pensado para permitir que os pais aproveitem bem essa fase de adaptação. Para 2022, revitalizamos o espaço e disponibilizamos novos livros e brinquedos”, destaca.

Foto: SME

Além da “Mamoteca”, o Cmei também recebe o leite ordenhado pelas mães e armazenam no lactário. O alimento é disponibilizado para as crianças durante o tempo de permanência dos bebês na instituição de ensino.

Nutricionista da SME, Michele Lima reforça que a amamentação garante saúde aos bebês e às mães. “O leite materno tem tudo de que a criança precisa até o sexto mês de vida. O aleitamento materno também é um direito dos pequenos. Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do poder público, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias para a amamentação”, pontua.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

READ  Agentes de trânsito garantem segurança viária na região Central de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA