Cidades

Prefeitura promove seminário “Direito das Mulheres Idosas”

Publicado

em


Desde o início da pandemia o número de denúncias de violações contra idosos aumentou no Brasil. Pensando na conscientização sobre os direitos fundamentais inerentes aos idosos, em especial à mulher idosa, a Prefeitura de Goiânia promove nesta quarta-feira (30/6), às 9h, o seminário virtual Direito das Mulheres Idosas.

O seminário será transmitido pelo Facebook da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM): facebook.com/smpmgoiania. O tema foi pensado em alusão a campanha Junho Violeta, que visa conscientizar a população sobre o enfrentamento à violência à pessoa idosa.

O evento faz parte da programação especial promovida pela Diretoria de Políticas para as Mulheres que visa discutir temas inerentes à política de gênero. A transmissão contará com a participação da psicóloga e especialista em gerontologia, Luciana Amorim, e será mediada pela gerente de Conselhos Locais, Dila Resende.

Segundo a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, a violência de gênero independe da faixa etária da vítima. “A violência doméstica e familiar atinge mulheres de diferentes idades e as mais idosas são as mais vulneráveis, pois sofrem tanto pelo contexto familiar quanto pela idade avançada”, disse.

READ  Procissão do Fogaréu volta a ser protagonista cultural na Cidade de Goiás

Disque 100

Levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que em 2019, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, em relação ao ano anterior. As violações mais comuns foram: negligência (38%); violência psicológica (26,5%), configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos; e violência patrimonial, que ocorre quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos (19,9%). A violência física aparece em quarto lugar, estando presente em 12,6% dos relatos levados ao Disque 100.

Roberta Amorelli, da editoria de Políticas para as Mulheres

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA