Cidades

Prefeitura usará tecnologia LED na iluminação pública em Goiânia

Publicado

em


Os secretários de Administração, Fabiano Bissotto, e de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, além da presidente do Conselho Gestor de Iluminação Pública (COSIP), Débora Cardoso, viajaram até Salvador, na Bahia, para conhecer a experiência da cidade com a utilização da tecnologia LED na iluminação pública.

Durante a estada em Salvador, eles foram recebidos pelo prefeito Bruno Reis, secretário de Administração, Thiago Dantas, de Obras Públicas, Thiago Martins, e também pelo diretor de iluminação pública, Junior Magalhães. Visitaram a sede da Prefeitura e as áreas operacionais responsáveis pela manutenção das luminárias na cidade.

A Prefeitura da capital bahiana vem trocando gradativamente as lâmpadas de sódio por LED desde 2019 e alcançando ótimos resultados e satisfação da população. A economia para os cofres públicos com a modernização das luminárias chega a quase 50% na utilização da energia elétrica, com baixos custos de manutenção, além da melhora nas condições de segurança das pessoas e na visibilidade noturna.

O secretário Fabiano Bissotto destaca que a viagem foi bastante proveitosa no sentido de buscar apoio tecnológico para a implantação do modelo em Goiânia. “Pelo que vimos, a mudança trará muitos benefícios à nossa população em diversos aspectos. As lâmpadas são menos poluentes, a luminosidade é de grande alcance e nitidez, a durabilidade é em média de 5 anos e o consumo baixo de energia. Então acreditamos numa cidade mais iluminada, bonita, com maior sensação de segurança, trazendo ainda economia aos cofres públicos”, ressalta.

READ  Com apoio da prefeitura, Goiânia sedia 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante, que começa na próxima terça-feira (07/06)

Já a secretária de Relações Institucionais comenta que a troca de experiências é inspirada no “case” de sucesso de Salvador. “É bom termos um parâmetro de uma das maiores cidades do país e que já substituiu 70% da iluminação pública. Dá pra avaliar e fazer o planejamento com bastante ganhos para Goiânia”

A Prefeitura de Goiânia já trabalha para viabilizar o projeto e irá modernizar todos os mais de 168 mil pontos de iluminação com a substituição das lâmpadas comuns, de vapor de sódio, por LED. A Expectativa é de que até o final do ano os processos de licitação sejam concluídos para início dos trabalhos na cidade, o que conta com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, além do apoio da Câmara Municipal de Goiânia e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Luciano Joka, da editoria de Administração

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA