Geral

Primeiro papa-lixo do Incra-8 é entregue à população

Publicado

em


Os moradores do Incra-8, em Brazlândia, receberam na manhã desta quarta-feira (27) o primeiro papa-lixo da região. A entrega foi festejada por moradores, comerciantes e gestores públicos, que apostam no equipamento como uma ferramenta fundamental para ajudar a manter a cidade mais limpa e bem cuidada.

O 15º papa-lixo instalado em Brazlândia beneficia moradores do Incra-8 | Foto: Divulgação/SLU

O contêiner semienterrado, instalado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), tem capacidade para receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura e limpa. Ao redor do equipamento, uma infraestrutura de paisagismo incentiva os moradores a cuidarem do local e mantê-lo limpo e arrumado.

Durante a entrega do papa-lixo, foi feita uma simulação da coleta pela empresa Sustentare, que atua na região. Atualmente, há 26 caminhões específicos que fazem a coleta dos resíduos de papa-lixo no Distrito Federal. Eles são caminhões compactadores, com expansor e braço munck para retirar o contêiner semienterrado e coletar o lixo. Os caminhões regulares das coletas convencional e seletiva não recolhem o lixo descartado nos papa-lixos.

314é o total de papa-lixos atualmente no Distrito Federal

Para o presidente do SLU, Sílvio Vieira, a população ganha mais limpeza e saúde com o novo papa-lixo. “Esse equipamento é muito importante, pois evita todo tipo de praga, como ratos e baratas, e previne muitas doenças, porque o resíduo fica acondicionado de forma segura. Essa entrega é mais uma ação do Governo do Distrito Federal, com o governador Ibaneis Rocha cumprindo a promessa de deixar nossas cidades cada vez mais limpas”, declarou.

READ  Prefeitura de Goiânia monta força-tarefa para acolher população de rua durante frio intenso

Este é o 15º papa-lixo instalado em Brazlândia. Para o administrador regional, Jesiel Costa Rosa, ele será um importante aliado para o meio ambiente. “Pedimos à população que ajude a preservar o equipamento público, que é de grande valia para a nossa cidade.”

Também presente no momento que marcou a entrega do papa-lixo, o deputado distrital Iolando Almeida elogiou a iniciativa do GDF. “Recentemente houve a instalação de 700 luminárias de LED aqui na região. Agora entregamos esse equipamento importante para limpeza pública. Agradeço pela parceria”, destacou.

Morador do Incra-8 há mais de 50 anos, João Cardoso Carvalho passou pelo papa-lixo com os netos na hora da demonstração da coleta. “Finalmente vamos ter um espaço adequado para colocar nosso lixo. Essa era uma reivindicação antiga da nossa comunidade”, comentou.

O DF conta hoje com 314 papa-lixos. A meta do GDF é disponibilizar, até 2022, um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas. Para visualizar o mapa com o endereço de todos os papa-lixos do DF, clique aqui.

READ  Primeiro ciclo do projeto Nos Caminhos de Ogum será neste fim de semana

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA