Política

Programa Alego Ativa faz 8 mil atendimentos e conquista Rio Verde

Publicado

em

A cidade de Rio Verde, na região Sudoeste do estado, sediou, no dia 28 de maio, a 15ª edição do programa Alego Ativa, onde foram contabilizados 7.835 atendimentos, conforme balanço divulgado pela Diretoria de Assuntos Institucionais. Ao todo, foram oferecidas aos moradores 142 frentes de serviços, ofertadas por 45 entidades parceiras. No município, onde o agronegócio é predominante, as frentes de serviço voltadas à área ficaram em evidência.

Os atendimentos voltados aos microempreendedores do campo, principalmente crédito facilitado e oportunidade de expor e comercializar produtos na Feira do Produtor Rural, foram destaque. A saúde também esteve no radar do Alego Ativa: diversos serviços foram ofertados, de forma gratuita, simplificada e humanizada.

Anfitrião do evento e um dos parlamentares representantes do município, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), comemorou os números alcançados nesta edição. “Todas as edições deste ano superaram as nossas expectativas, com destaque para essa última, realizada em Rio Verde, que contou com mais de 142 frentes de atendimentos e quase 50 instituições parceiras. Sem dúvidas, números que comprovam que estamos no caminho certo.  Temos conseguido melhorar a demanda de atendimentos já que o evento é um sucesso total por onde passa”, afirma o parlamentar.

Também estiveram em evidência os atendimentos prestados na área jurídica, como o Procon Goiás, que foi novidade nessa 15ª edição, e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO), parceira em todas as realizações do Alego Ativa. Os serviços ofertados pela Secretaria da Retomada, outra parceira de peso do programa, e pela GoiásFomento também estiveram no radar.

Incentivo ao pequeno produtor

A cidade conta com mais de 240 mil habitantes e tem como pilar de sua economia o agronegócio, de acordo com o Executivo municipal, com destaque para as agroindústrias. “A mola propulsora da economia de Rio Verde e a região Sudoeste, como um todo, é o agronegócio”, salientou o presidente da Casa de Leis ao enfatizar os atendimentos referentes ao setor. “Como a economia é baseada no agronegócio, temos trabalhado muito isso: trazer qualificação profissional para que mais pessoas tenham a oportunidade de ingressar nesse mercado”, frisou.

De acordo com Simeyzon Silveira, idealizador do programa e assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, departamento responsável por desenvolver o projeto, tratam-se de frentes permanentes, consideradas como “um braço do Alego Ativa”. “Sempre tivemos a preocupação em trabalhar os potenciais dos municípios e a maioria deles tem o agronegócio como um dos principais eixos econômicos. Rio Verde, principalmente”.

READ  Início das Atividades

Presente na Feira do Produtor Rural do Alego Ativa, o coordenador regional da Emater Sudoeste, José Luiz Lopes explica a importância da exposição e, ainda, o trabalho realizado pela instituição dentro do Alego Ativa. “Hoje, principalmente em cidades menores, a maior fonte de emprego e renda vem da agricultura familiar e quando se trabalha com a agroindústria, isso ainda triplica. E o maior gargalo desse pequeno produtor é a venda. Então, é muito importante esse trabalho do Alego Ativa, para mostrar os produtos das cidades menores, para que o produtor tenha a oportunidade de vender o seu produto e o consumidor, também, ter a oportunidade de comprar direto, sem passar por nenhum atravessador”.

De acordo com o profissional, Rio Verde possui aproximadamente 800 famílias de pequenos agricultores e cinco reformas agrárias. Na instituição, juntamente com sua equipe, desenvolve, também, um trabalho de assistência a esses pequenos produtores. O atendimento foi disponibilizado na 15ª edição do Alego Ativa, ocasião em que a microempreendedora Simone de Jesus Oliveira recebeu suporte. Baiana, a profissional vive há 31 anos em Rio Verde. No local, tornou- se produtora rural, com atuação na área do leite há mais de 15 anos.

Ela conta que, com o passar dos anos, buscou aperfeiçoamento e hoje produz, também, doces cristalizados, que arrancaram suspiros de quem passava em frente à sua banca na 15ª edição do Alego Ativa. “Essa iniciativa é muito boa. A gente tem a oportunidade de conhecer novos produtores e divulgar nossos produtos. O meu, por exemplo, além de ser doce, é bem aceito”, avaliou, com um sorriso estampado no rosto.

Saúde

Os serviços da área da saúde são carro-chefe em todas as edições do Alego Ativa e, em Rio Verde, a situação não foi diferente. Na ocasião, foram oferecidas diversas modalidades de atendimentos, envolvendo vários tratamentos e, também, campanhas educativas.

No rol de ações executadas, incluíram-se: vacinações contra o novo coronavírus e outras epidemias (sarampo, influenza, difteria); pesagem e avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC) com acompanhamento nutricional de equipe do Programa Auxílio Brasil do Governo federal; testes rápidos de glicemia, covid-19, sífilis, HIV e hepatite B; aferição de pressão. E, ainda: orientações sobre combate à dengue com equipe de vigilância sanitária, coleta de preventivo em mulheres de 25 a 64 anos (colposcopia), dentista, oftalmologista, além de várias terapias integrativas.

READ  Série "Isso é Goiás" nas redes sociais da Alego destaca o segundo município mais populoso do estado

Uma equipe formada por profissionais e estagiários da Universidade de Rio Verde (UniRV) foi protagonista nos atendimentos convencionais. Clara Costa, de 22 anos, foi uma das voluntárias. Estudante do 5º ano de Medicina, ela integrou a equipe de triagem das consultas junto com os doutores em clínica geral. “Hoje estamos cumprindo horas de estágio pelo programa de Medicina da Família e Comunidades, onde damos cobertura na parte de atenção primária à população. Isso envolve o diagnóstico e acompanhamento de doenças mais comuns, como hipertensão e diabetes”, explicou.

Clara Costa informou, ainda, que os atendimentos na área são prestados, regularmente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, eventualmente, em veículos móveis, como o que esteve estacionado durante todo o último sábado na praça do Bairro Popular, em Rio Verde. “Hoje, aqui, estamos recebendo muitas demandas, que continuaremos acompanhando, posteriormente, e dando continuidade aos tratamentos, nas UBSs. Muita gente com pressão alta. É o maior evento que estou participando, enquanto estudante de Medicina. Está sendo uma vivência muito diferente e interessante”, relatou, agradecida. 

Parceiros

Dentre os atuais parceiros do Alego Ativa estão a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a Saneago, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), a Fundação Banco de Olhos, a Fecomércio, a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Programa de Defesa do Consumidor de Goiás (Procon-GO), Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil de Goiás (PC-GO), a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), e outros.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA