Política

Programa Alego Ativa será retomado neste sábado, em Goianésia

Publicado

em


A Assembleia Legislativa de Goiás realiza, neste sábado, 26, a partir das 8 horas, a 13ª edição do programa itinerante Alego Ativa e primeira do ano de 2022. O evento acontece no município de Goianésia, localizado a 175 km da Capital, com estrutura no Colégio Estadual Jalles Machado. O local está situado no Centro da cidade.

Serão ofertados à comunidade local e regional, em parceria com 39 entidades públicas e privadas parceiras, diversos serviços sociais, de forma gratuita e simplificada, nas áreas jurídica, como emissão de documentos; e de saúde, como atendimentos médicos especializados. Além disso, o Alego Ativa oferece cursos de empreendedorismo e capacitação, oficinas profissionalizantes, apresentações culturais, dentre outras atividades.

Instituído no ano de 2019, o programa parte de iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (sem partido), com o objetivo de ampliar a representatividade do Parlamento estadual e seu envolvimento com a sociedade. Realizado de forma mensal, o projeto precisou, ser suspenso pelo período de um ano e meio, em março de 2020, devido a chegada da pandemia de covid-19 em Goiás.

As atividades foram retomadas em setembro de 2021 e realizadas até o mês de dezembro. Em 2022, porém, a edição prevista para janeiro, em Novo Gama, precisou ser adiada em razão de uma nova onda do coronavírus. Já em fevereiro, a segunda tentativa de realização, no município de Alto Paraíso, foi anulada por conta da internação do deputado Iso Moreira (União Brasil), liderança política da região, por complicações de infecção pela covid-19.

É grande o entusiasmo para o prosseguimento das ações. “Estamos com boas expectativas para esse primeiro Alego Ativa de 2022, sobretudo, nesse momento em que estamos em uma fase mais tranquila em relação aos casos de covid-19, e com o avanço da vacinação, começamos a retornar de forma muito positiva à normalidade. Sabemos da relevância desse grande projeto que, além de levar serviços essenciais para a comunidade, também tem ampliado a representatividade do Poder Legislativo junto à população goiana”, frisa o presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira. 

O parlamentar reforça a importância para a continuidade da iniciativa. “O nosso objetivo com esse programa é estar perto dos cidadãos, atuando de maneira concreta em prol da qualidade de vida de todos eles. Assim como foi em outras edições, não tenho dúvidas de que essa, que será realizada em um dos principais municípios do Vale do São Patrício, também trará bons frutos, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam”, enfatiza.

READ  Regras Eleitorais e a Alego

Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Gustavo Sintra destaca que, mesmo com o atual período de baixa em casos de covid-19, os cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus serão mantidos. “Vamos continuar seguindo os protocolos de biosegurança. Mesmo com a liberação de máscaras em locais abertos, nós vamos manter o uso de máscaras, o distanciamento, na medida do possível, e a utilização do álcool em gel”, afirmou. “Tivemos algumas edições canceladas, por conta da evolução da covid-19. Mas Goianésia é uma cidade muito ampla e nós levaremos, com segurança, frentes de serviço que ajudarão a população e região do entorno do município”, salientou.

Idealizador e assessor da iniciativa realizada pelo Parlamento goiano, Simeyzon Silveira reforça a constante responsabilidade em relação à realização do evento, desde sua retomada após a chegada da pandemia. “É importante salientar que, em todas as edições, por todos os municípios em que passamos após a retomada, em 2021, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos”, ponderou.

A perspectiva para 2022 é manter o êxito do padrão de atendimentos e serviços levados à comunidade. “Tivemos dois cancelamentos em sequência e, agora, estamos fazendo a primeira edição do ano, com o mesmo formato e a expectativa para que o evento consiga atingir diretamente a população, com a mesma excelência das edições anteriores”, frisa Simeyzon.

Programação

A ação prevê, em Goianésia, a oferta de serviços como os seguintes: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento 1ª e 2ª vias, Registro Civil de Casamento (2ª via) e CPF. E, ainda: corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, com o objetivo de preservar o meio ambiente. 

Na área de saúde, a população pode contar com atendimentos de dentista, dermatologista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog). Também é disponibilizada uma unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue, além de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de dívidas, atendimento jurídico ao produtor rural, dentre vários outros. 

READ  Encerrada sessão ordinária e convocada reunião da Comissão Mista

Além desses serviços, são ofertados cursos profissionalizantes, com temáticas como “Foto e vídeo para aumentar vendas”; “Primeiros socorros”; “Excelência de atendimento ao público”; “Como planejar uma empresa de sucesso”; “Como se tornar empreendedor individual”; “Aspectos tributários no agronegócio e as formas de financiamento privado”; “A arte da Oratória” e “Matemática para o Enem”.

A edição conta, ainda, com serviços do Sistema Nacional de Empregos (Sine), com a disponibilização de vagas de empregos, para encaminhamentos. Haverá, também, na área de capacitação, inscrições para cursos com realização on-line e gratuitos, oferecidos pelo Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec).

Parceiros

A 13ª edição do Alego Ativa conta com 39 parceiros, dentre eles a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Prefeitura de Goianésia, Câmara dos Vereadores de Goianésia, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Edições Anteriores

Já foram contemplados com o programa Alego Ativa, desde o seu início, em 2019, os seguintes municípios:

1ª Edição – Acreúna (31/5/2019)

2ª Edição – São Simão (29/6/2019)

3ª Edição – Luziânia (31/8/2019)

4ª Edição – Alvorada do Norte (28/9/2019)

5ª Edição – Catalão (19/10/2019)

6ª Edição – Anápolis (30/11/2019)

7ª Edição – Niquelândia (14/12/2019)

8ª Edição – Itapuranga (29/2/2020)

9ª Edição – Goianira (25/9/2021)

10ª Edição – Morrinhos (23/10/2021)

11ª Edição – Jataí (27/11/2021)

12ª Edição – Hidrolândia (18/12/2021)

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA