Variedades
Projeção do aviso-prévio impede indenização por dispensa antes da data-base
A Primeira Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso de revista da Cesan para excluir da condenação a indenização.

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu de condenação à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) o pagamento de indenização devida quando se dispensa empregado sem justa causa nos 30 dias que antecedem a data-base de reajuste salarial. No caso de seis empregados da Cesan, os ministros concluíram que, com o término dos contratos no último dia do aviso-prévio indenizado, as rescisões foram efetivadas após a data-base. A circunstância afastou o direito à reparação.
O grupo, composto por urbanitários, requereu na Justiça a indenização prevista no artigo 9º da Lei 7.238/1984. Eles afirmaram que receberam o aviso-prévio da demissão, em 30/4/2010, um dia antes da data-base do reajuste, 1º/5. O aviso ocorreu de forma indenizada, ou seja, sem a necessidade de continuar a trabalhar.
Apesar do fim da prestação dos serviços, os contratos se encerraram em 30/5/2010, quando acabou o período do aviso-prévio. Com esse argumento, a defesa da Cesan alegou que as rescisões foram efetivadas quase um mês depois da data-base.
O juízo da 1ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) condenou a Companhia a pagar indenização de um salário para cada um dos seis urbanitários, com fundamento no artigo 9º da Lei 7.238/1984. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Segundo o TRT, as dispensas ocorreram em 30/4 dentro do período de 30 dias antes da data-base, ?não havendo falar-se, no caso, em projeção do período do aviso-prévio?.
TST
A Primeira Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso de revista da Cesan para excluir da condenação a indenização. Os ministros reforçaram que a jurisprudência do TST é no sentido de que não tem direito à reparação do artigo 9º da Lei 7.238/1984 quem teve o contrato efetivamente rescindido após a data-base da categoria quando considerada a projeção do aviso-prévio indenizado.
(GS/CF)
Processo: RR-138400-16.2010.5.17.0011
Por: Da Redação/TST
-
Política7 dias atrás
Governo assina ordens de serviço para retomada de obras no Ceará
-
Tocantins7 dias atrás
Secretários de Estado prestigiam posse da nova mesa diretora da Associação Tocantinense dos Municípios
-
Distrito Federal7 dias atrás
Cultura atinge 95% do valor pago da Aldir Blanc no DF
-
Política6 dias atrás
Sem acordo, Lira cria comissão especial para discutir PEC da imunidade
-
Política6 dias atrás
Bolsonaro visita obra de duplicação de rodovia no Ceará
-
Nacional6 dias atrás
Covaxin: MP e TCU pedem suspensão de compra do Ministério da Saúde
-
Entretenimento6 dias atrás
Andressa Urach conta ‘lavagem cerebral’ da Universal para conseguir doações
-
Nacional6 dias atrás
Dois meses sem pistas sobre paradeiro dos meninos de Belford Roxo, no Rio