Política

Projeto de Cambão que cria programa de arteterapia para pessoas com síndrome de Down deve ser votado em março

Publicado

em


O deputado Wilde Cambão (PSD) quer implantar, em Goiás, o Programa Estadual de Incentivo à Utilização da Arteterapia e Musicoterapia para pessoas com Síndrome de Down. É com esse objetivo que protocolou o projeto de 4525/21, já aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, na Comissão de Assistência Social e agora segue para dois turnos de votação em plenário.

Segundo Cambão, os primeiros relatos da deficiência mental mais tarde intitulada como síndrome de Down surgiram com sintomas peculiares em alguns pacientes. Tais indivíduos apresentam características incomuns durante o seu desenvolvimento físico e mental. “Assim, para quem tem Down, a arteterapia aplicada por profissionais habilitados é fundamental nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento, pois se aplicam técnicas que ajudam a intensificar e auxiliar na tomada de consciência do sensorial e a sensibilidade estética, podendo proporcionar melhora na qualidade de vida”, explica Wilde Cambão em sua justificativa.

O deputado acrescenta que outra técnica eficaz é a musicoterapia, por utilizar a interação musical como uma aliada na estimulação das habilidades perceptivas, motoras, cognitivas, socioemocionais e de comunicação. De acordo com o autor da propositura, esse trabalho musicoterapêutico realizado com pessoas com Down pode abarcar aspectos emocionais, sociais, psíquicos e cognitivos: dá voz às emoções, diminui estresse e ansiedade, melhora humor, sintomas depressivos e acessa memórias autobiográficas importantes para o sentido de pertencimento e identidade.

READ  Coronel Adailton propõe criação de selo para empresas de turismo que incentivam o aprendizado e aplicação de Libras

Segundo o texto do projeto, estudos recentes mostram, por exemplo, que o canto dirigido ao bebê com síndrome de Down melhora atenção e autorregulação, duas funções importantes para o aprendizado e a comunicação. O parlamentar anota que, dessa forma, ao criar esse programa de incentivo, o estado auxiliará não só as pessoas que têm Down, mas também seus familiares, que irão presenciar um desenvolvimento bastante satisfatório através do tratamento realizado com profissionais devidamente habilitados.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA