Política

Projeto de lei na CCJ prevê banco de ração para animais domésticos em Goiás

Publicado

em

Tramita na Casa de Leis o projeto nº 1995/22, de autoria do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB), que propõe instituir o Banco de Ração Pet e Utensílios para Animais Pets em Goiás.

De acordo com o texto, o banco vai receber as doações de ração e de objetos para o uso dos animais de estimação e fará a distribuição para abrigos, instituições protetoras, protetores independentes e pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar.

O texto explica que ficará sob responsabilidade do Estado, por meio dos órgãos competentes, organizar e estruturar esse banco, fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, definindo os critérios de coleta, distribuição e fiscalização, bem como o credenciamento e o acompanhamento dos beneficiados.

Pela proposta, serão finalidades do banco: proceder à coleta, recondicionamento e armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo, provenientes de: doações de estabelecimentos comerciais e industriais ligados à produção e comercialização, no atacado ou no varejo, de produtos, materiais e gêneros alimentícios destinados aos pets; doações das apreensões realizadas por órgãos da administração municipal, estadual ou federal, resguardada a aplicação das normas legais; doações de órgãos públicos ou de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

READ  Itumbiara recebe benefícios em ação do Goiás Social 

Para Bruno Peixoto, essa seria uma forma eficiente de coibir o descarte de alimentos de consumo animal, que não podem ser comercializados por estarem próximo do prazo de validade, mas que ainda possuem tempo hábil para o consumo.

“Isso contribui para evitar o desperdício e ainda auxiliar as entidades que se destinam a cuidar dos animais abandonados. Em todas as cidades de Goiás há uma quantidade considerável de cães e gatos que são abandonados por seus donos, geralmente são recém-nascidos, doentes ou idosos que são jogados nas ruas, deixados à própria sorte, ocasionando o recolhimento desses por entidades e famílias que assumem a responsabilidade de cuidar desses animais, acarretando, com esse gesto de amor, gastos expressivos com alimentação e clínicas veterinárias”, salientou o parlamentar.

A propositura está sob relatoria do deputado Wilde Cambão  (PSD) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA