Política

Projeto denomina a rodovia GO-020 com o nome de Iris Rezende Machado

Publicado

em


Os deputados Bruno Peixoto (MDB) e Lissauer Vieira (PSB) assinaram a proposta que denomina a rodovia GO-020, no trecho que liga Goiânia à cidade de Cristianópolis, com o nome do ex-governador e ex-prefeito, Iris Rezende Machado. A proposta foi encaminhada à Secretaria de Apoio Legislativo.

Os parlamentares destacam que a homenagem é um reconhecimento do estado de Goiás à contribuição que Iris proporcionou ao povo goiano. Iris nasceu em Cristianópolis no dia 22 de dezembro de 1933. Aos 16 anos iniciou sua carreira política se candidatando a vereador de Goiânia pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo eleito e posteriormente, em 1966, assumiu mandato como prefeito de Goiânia. 

Também foi deputado estadual, governador do estado por dois mandatos, senador da República por Goiás, ministro da Agricultura no Governo José Sarney e da Justiça no Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). Governou Goiás pela primeira vez de 1983 a 1986. Foi eleito senador da República em 1994, e presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

READ  Humberto Teófilo afirma que projeto utiliza critérios subjetivos em promoções na polícia técnica

Iris foi reeleito prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2008. No dia 1º de abril de 2010, renunciou ao cargo para poder ser candidato ao Governo do estado nas eleições do mesmo ano, e não foi eleito.  Elegeu-se, pela quarta vez, prefeito de Goiânia em 2016. Em agosto de 2020, Iris afirmou que não seria candidato à reeleição e anunciou sua aposentadoria política. Iris faleceu em 9 de novembro de 2021, aos 87 anos. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA