Política

Projeto que reconhece o açafrão produzido em Mara Rosa como patrimônio imaterial goiano recebe primeiro aval da Casa

Publicado

em

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação na tarde dessa terça-feira, 28, durante a apreciação da Ordem do Dia, o projeto do deputado Delegado Eduardo do Prado (DC) com o nº 4501/21,  que visa reconhecer o açafrão produzido no município de Mara Rosa como patrimônio cultural imaterial goiano.

De acordo com o projeto, ao longo dos anos, algumas cidades ou regiões ganharam fama por causa de seus produtos ou serviços. Nesse contexto, atualmente, o município de Mara Rosa é tido como a capital do açafrão, respondendo por cerca de 90% da produção goiana. Além do mais, a região Norte concentra hoje cerca de 250 produtores, espalhados nos municípios de Amaralina, Alto Horizonte, Estrela do Norte e Formoso. 

O parlamentar destaca que o açafrão da região de Mara Rosa pertence à espécie cúrcuma longa, originária da índia. ‘‘Sua produção é usada na indústria de alimentos em temperos, mostarda, condimentos, massas, molhos, margarinas, entre outros. O produto também possui substâncias oxidantes, antimicrobianas e corantes com aplicabilidade nas indústrias cosmética, têxtil e farmacológica’’, afirma. 

READ  Caiado recebe homenagem do setor agropecuário em Anápolis

A matéria aguarda ainda uma segunda fase de discussão e votação, antes de ser encaminhada para a sanção da Governadoria.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA