Política

Projeto que visa incluir a campanha Outubro Rosa nas escolas aguarda votação final

Publicado

em

Proposta parlamentar voltada a incluir a campanha Outubro Rosa nas escolas poderá ser votada, em definitivo, em agosto. O texto do projeto de lei nº 1116/22, é de autoria do deputado Paulo Cezar (PL). O parlamentar defende, na justificativa da matéria, que as alunas serão agentes multiplicadoras das informações acerca da prevenção da doença nas comunidades nas quais estão inseridas. 

A justificativa do texto traz, ainda, que as informações do Observatório Global do Câncer – tradução literal de Global Cancer Observatory (GCO) – de 2020, no qual foram registrados 2,26 milhões de novos casos da doença oncológica foram do câncer de mama, responsável pela marca de 11,7% do total de ocorrências. 

O câncer de mama é considerado o tipo mais comum entre as mulheres no mundo. Apesar de registrar uma maior, a taxa de mortalidade é menor, sobretudo quando há o diagnóstico precoce da doença. A mamografia é o principal recurso para diagnóstico precoce, pois é capaz de identificar nódulos.

Ao defender a importância da proposta, o legislador assinala que, “neste contexto, quanto mais rápido o diagnóstico do câncer de mama, menores são as chances de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura”, acentua Paulo Cezar.

READ  Governadoria veta matéria que altera normas para concurso da PM

O parlamentar assinala que, embora seja rara a incidência deste tipo de câncer antes dos 35 anos, acima dessa idade os casos crescem progressivamente, especialmente após os 50 anos. A faixa etária coincide com a das mulheres e mães de alunas da rede estadual de ensino.

“Se tivermos meninas e adolescentes bem instruídas sobre o câncer de mama, além da prevenção futura, o conhecimento será compartilhado com a família, fazendo com que as mulheres mais velhas tenham acesso às informações, as quais poderão salvar suas vidas”, salienta Paulo Cezar.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA