Política

Projeto “Virada Ambiental”

Publicado

em


O lançamento da 3ª edição do projeto Virada Ambiental será transmitido na próxima sexta-feira, 18, às 9 horas, por canais no YouTube de algumas instituições parceiras da iniciativa. O projeto surgiu a partir da Lei 20.552, instituída no ano de 2019, em que se celebra, em 22 de novembro, o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A iniciativa é de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado Lucas Calil (PSD).

Durante a comemoração dessa data, é colocado em prática o projeto Virada Ambiental. Por iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento ocorre desde 2019 e já foi responsável por incentivar o plantio de milhares de mudas. Em 2020, em sua 2ª edição, a iniciativa alcançou 194 municípios em todo o Brasil, sendo 187 somente em Goiás. Para 2021, a expectativa é que sejam alcançados 100% dos municípios goianos e, ainda, ao menos um município de cada estado brasileiro, levando o projeto Virada Ambiental a nível nacional.

No dia 22 novembro desse ano, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras e instituições parceiras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em localidades diversas, com roteiros distintos. Dentre as programações estão passeios ciclísticos; concursos de redação e fotografias, dentre outros, as quais ocorrem, preferencialmente, de forma simultânea em todos os municípios. A ideia é que os cidadãos possam exercer uma prática efetiva e sustentável de proteção ao meio ambiente em que vivem.

READ  CCJ aprova restrição a concessionárias de cortarem o fornecimento de água, energia e gás

O projeto

O Virada Ambiental é uma ação de mobilização da sociedade para fomentar o plantio de espécies vegetais nativas, visando o resgate da biodiversidade e a recuperação dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

O projeto busca conscientizar a todos sobre a degradação dos biomas, que traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação tem o poder de capturar o carbono da atmosfera, principal responsável pelo efeito estufa, e, além disso, regula o fluxo de água, os níveis dos lençóis freáticos, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a conservação da diversidade biológica.

“É um evento em que todos são protagonistas e a principal bandeira é o ganho ambiental para a sociedade”, afirma o diretor de Extensão da UFG, Emiliano Lôbo de Godoi, que também coordena o Programa UFG Sustentável.

A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Parceiros

A Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é parceira do projeto desde 2019. Além disso, as seguintes entidades também colaboram e apoiam o “Virada Ambiental”: Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb), Associação Goiana de Municípios (AGM), Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Aanamma), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

READ  Política de assistência às presidiárias em Goiás recebe sinal verde do Plenário

E, ainda: Federação Goiana de Municípios (FGM), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Projeto Politizar (Alego e UFG), Receita Federal do Brasil, Saneago, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Universidade Federal de Goiás (UFG) e União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego).

Como participar

Para participar, as prefeituras devem assinar um Termo de Adesão se comprometendo a realizar o plantio de mudas, podendo, para isso, contar com o apoio dos parceiros do projeto para viabilizar as melhores áreas e espécies a serem plantadas. A aquisição das mudas é de responsabilidade de cada município, mas os parceiros da iniciativa também podem colaborar. Em 2020, por exemplo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) fez a doação de 500 mudas.

A participação no Virada Ambiental é uma forma de alertar a sociedade, de forma bastante prática, para a urgente necessidade de se conservar os recursos naturais. O objetivo é incentivar a população a participar, para que esse evento se torne uma ação permanente e precursora de outras iniciativas ambientais.

Fotos das ações e mais informações podem ser encontradas no perfil oficial do projeto no Instagram: @viradaambiental

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA