Política

Proposta para divulgação de estatísticas de crimes cometidos com arma de fogo passa pela Comissão de Segurança Pública

Publicado

em

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), se reuniu de forma híbrida nesta quinta-feira, 9, para apreciar um projeto de autoria parlamentar. O presidente do colegiado, deputado Delegado Eduardo Prado (PL), distribuiu ainda cinco projetos para relatoria. O encontro foi realizado na sala de comissões do Palácio Maguito Vilela.

A propositura de nº 5280/21, assinada pelo deputado Henrique Arantes (MDB), propõe criar estatísticas de crimes cometidos com arma de fogo. Além do apontamento estatístico dos crimes, o documento deverá divulgar se a arma de fogo está registrada ou não; se o calibre da mesma é permitido ou não, bem como os fatos e circunstâncias empregados, nos termos da Lei Federal nº 10.826/2003 – “Estatuto do Desarmamento”. A matéria foi aprovada com o parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão (PSD), e segue, agora para apreciação do Plenário em primeira e segunda votações.

O emedebista diz que a iniciativa se torna relevante porque cria uma forma de divulgação do quantitativo de armas registradas e ilegais empregadas em fatos criminosos. “O projeto serve, ainda, como um termômetro para avaliar o emprego de armas na sociedade, além de traçar políticas destinadas para tal’’, destaca Henrique.

READ  Inclusão da Semana da Moda em Goiás no calendário oficial tem aval do Plenário em 2ª fase

O autor esclarece, ainda, que 16 anos depois da promulgação do Estatuto do Desarmamento, as armas de fogo são responsáveis por pelo menos 70% dos homicídios no país. “Em 2019, dos 43.062 homicídios cometidos no Brasil, 30.206 foram com arma de fogo.”

Projetos distribuídos para relatoria

Processo nº 1187/19 – Deputados Cláudio Meirelles e Jefferson Rodrigues – Dispõe sobre a segurança nas escolas e universidades públicas e privadas. Distribuído ao deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 7121/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui a campanha estadual 14 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Distribuído ao deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 7338 – Deputado Henrique Arantes – Obriga as empresas concessionárias de serviço de telecomunicação a prestarem as informações. Distribuído ao deputado Henrique César.

Processo nº 7777/21 – Deputado Zé Carapô – Estabelece as diretrizes e os objetivos da política estadual de segurança pública rural. Distribuído ao deputado Francisco de Oliveira.

Processo nº 9246/21 – Deputado Major Araújo – Dispõe sobre alteração na Lei de n°18.182, de 2013. Distribuído ao deputado Delegado Humberto Teófilo.

READ  Alego Ativa

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA