Distrito Federal

Reforçado telhado do Museu Vivo da Memória Candanga

Publicado

em


O Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) acaba de iniciar o procedimento de troca de telhas e banho de verniz nos caibros que formam os telhados das casas do prédio, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

A partir de uma avaliação técnica realizada pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac), foi detectada a necessidade da substituição das telhas translúcidas, da passarela até o auditório do museu. A forração foi danificada pelo tempo, com a deterioração agravada principalmente pelo período de chuvas no Distrito Federal.

O procedimento consiste na remoção das telhas danificadas e instalação de telhas translúcidas leitosas – que, fabricadas em PVC, oferecem maior durabilidade. Para garantir mais segurança e resistência do restauro, o novo telhado será fixado e parafusado de modo reforçado. Além disso, os caibros que amparam as telhas ganharam camadas de verniz impermeabilizante.

Patrimônio valorizado

“Esse trabalho mostra que usamos o período para melhorar as condições estruturais de nossas edificações, aprimorando suas vocações”, valoriza o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

READ  Agências do trabalhador passam a oferecer vagas para MEIs

“O Museu Vivo carrega a alma da construção da cidade, e nada mais justo em manter esse patrimônio em perfeito estado, para que mais visitantes conheçam e apreciem a história dos candangos e dos brasilienses”, comemora a gerente do museu, Eliane Falcão.

O subsecretário de Patrimônio Cultural, Demétrio Carneiro, lembra que a ação no Museu Vivo se soma às iniciativas para restaurar e modernizar os espaços culturais administrados pela Secec. “A preservação e educação patrimonial precisam andar juntas, principalmente numa cidade com uma área tombada tão vasta como a da capital do país”, aponta.

* Com informações da Secec

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA