Geral

Reforma na praça das entrequadras 113/114 Sul

Publicado

em


A praça Maria Cláudia Del’Isola, localizada nas entrequadras 112/113 da Asa Sul, será completamente reformada. O anúncio foi feito durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (23). Na ocasião, o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, assinou ordem de serviço autorizando o início das obras.

O novo projeto prevê melhorias para as estruturas já existentes, além de um novo parquinho infantil e da implementação de projeto de paisagismo, que contará com mudas de ipês e espécies diversificadas. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Maria Cristina e Marco Antônio, pais de Maria Cláudia Del’Isola, que dá nome à praça, plantam árvore no local | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Brasília é uma cidade parque; vivemos aqui em comunhão com todos os nossos irmãos e vizinhos” José Humberto Pires, secretário de Governo

Durante o evento, marcado por muita emoção, Leite destacou a importância social do espaço, cujo nome é uma homenagem póstuma à estudante Maria Cláudia Del’Isola, assassinada em 2004, em sua residência. “Poderia falar sobre a qualidade da obra que será erguida aqui, sua importância física e material, do projeto arquitetônico, mas tudo isso se curva diante desse significado maior que é a luta da mulher contra a violência, uma luta que estará plantada nessa praça e será irradiada por todo o DF”, disse o gestor.

Além dos pais da jovem, Marco Antônio e Maria Cristina, integrantes do movimento pela paz em homenagem a Maria Cláudia, estiveram presente ao evento várias autoridades do governo local, servidores do GDF e moradores das quadras 112 e 113 Sul. O arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, abençoou a obra.

READ  Em Porteirão, Caiado entrega reforma do Colégio Estadual Professor Braz Simões Borges
Elaine Lagares, moradora da Asa Sul, elogia a recuperação da praça: “Vai resgatar um sentimento de integração que havia perdido”

Representando o governador Ibaneis Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires, falou sobre o carinho empenhado no projeto e salientou o compromisso do GDF com ações de reformas dos espaços públicos da cidade.

“Brasília é uma cidade parque; vivemos aqui em comunhão com todos os nossos irmãos e vizinhos”, salientou. “Os espaços de Brasília precisam ser realmente recuperados, e o governador Ibaneis tem feito isso. Por todo canto em que você anda, a cidade está sendo renovada, as melhorias estão chegando”.

Árvore da vida

“Será um projeto inovador, feito com muitas mãos, representando todas as jovens que tiveram suas vidas ceifadas” Maria Cristina Del’Isola

Dois atos simbólicos marcaram a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da praça Maria Cláudia Del’Isola. Um deles foi a pintura de uma tela coletiva representando uma árvore – a “árvore da vida” –, cujas folhas foram feitas com as digitais dos visitantes. Outro momento marcante foi o plantio de cinco mudas de ipês, simbolizando a paz e a vida. Maria Cristina disse que a homenagem à filha é uma conquista que se estende a todas às vítimas de violência no DF.

READ  Ceará acerta em definitivo com meia Lima até o fim de 2023

“Que esse espaço não tivéssemos apenas a visão do bem-estar físico, mas mental também, que tanto tem nos faltado”, declarou a mãe de Maria Cláudia. “É possível transformar a escuridão em luz; foi o que nos impulsionou a chegar nesse momento. Será um projeto inovador, feito com muitas mãos, representando todas as jovens que tiveram suas vidas ceifadas.”

Obra é abençoada pelo arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno

Espaço cativo de jovens, idosos, amantes do esporte e atividades de lazer, a praça recuperada tem chamado a atenção dos frequentadores. Moradora da 113 Sul, bem ao lado da praça, a dona de casa Elaine Lagares, 51 anos, acredita que a obra de melhorias no lugar vai devolver o senso de comunidade do local.

“Esse parque é nosso jardim, o quintal para quem mora em apartamento, é um ponto de encontro e ponto de convivência”, comentou. “Vai resgatar um sentimento de integração que estava perdido”.

Reforma completa

A praça, de aproximadamente 14,8 mil metros quadrados, vai receber reforma nas quadras, na pista de corrida, anfiteatro, bancos, áreas de lazer, pergolados, parquinho e parque.

A empresa Penta Engenharia Ltda será a responsável pela execução da obra, sob a fiscalização da Novacap, com previsão de entrega em quatro meses.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA