Distrito Federal

Regularização fundiária da Ponte Alta no Gama em debate

Publicado

em


Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram, nesta quarta-feira (31), de uma reunião on-line com membros da Associação dos Moradores da Ponte Alta e Regiões (Ampar). O objetivo foi o de manter o constante diálogo com a comunidade local para evitar invasões e prejuízos ambientais em parte do território, localizado na Região Administrativa do Gama. O local tem sofrido com invasões pontuais recentes que afetam Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM). Ou seja, locais que abrigam uma ou mais sub-bacias hidrográficas de interesse para abastecimento de água do DF.

“O Governo está agindo em cumprimento a uma decisão judicial. Há a possibilidade de regularização, mas pedimos aos moradores que não entrem em áreas irregulares”José Humberto Pires, secretário de Governo

A principal pauta do encontro foi uma decisão judicial da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do DF, que determina que o governo apresente “um cronograma de ação fiscalizatória” na região e que proceda “a remoção de muros, cercas e edificações não habitadas ou invasões recentes da região”. A remoção de condomínios e construções ilegais vem sendo executada pela Secretaria DF Legal.

READ  Alego debate projeto da Governadoria que doa área para construção de Cmei em Santo Antônio de Goiás

“O Governo está agindo em cumprimento a uma decisão judicial. Há a possibilidade de regularização, mas pedimos aos moradores que não entrem em áreas irregulares”, explica o secretário de Governo (Segov), José Humberto Pires. “Estamos dialogando e construindo uma relação de confiança dentro dos princípios dos direitos e deveres das partes”, complementa.

Segundo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (PDOT), uma parcela da Ponte Alta é classificada como área de Regularização de Interesse Específico (Arine), onde está prevista a implantação de equipamentos públicos como escolas e hospitais. “A área prevista no PDOT como Arine é passível de regularização e estamos envidando esforços para que isso possa ser efetivado. Outras áreas previstas como rurais, demandam a revisão do plano diretor para que se tornem passíveis de regularização”, explica o subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.

Placas de orientação serão instaladas

Segundo o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, a desconstituição do parcelamento irregular tem sido feita de acordo com o que prevê a lei. “Estamos cumprindo estritamente a decisão da Justiça. Nenhuma das casas retiradas na região estava habitada, o foco é o combate à grilagem. Além disso, fizemos um estudo técnico que baliza o nosso trabalho na região”, explica.

READ  Da tribuna, Major Araújo amplia debate sobre realização de concursos após adesão do Estado ao RRF

Durante o encontro, ficou definido que o DF Legal, a Administração Regional do Gama e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) vão instalar placas em vários locais da Ponte Alta. O objetivo é sinalizar os espaços onde devem ser construídos equipamentos públicos para uso da população.

Dois moradores e membros da Ampar estiveram no debate: o presidente da associação, Douglas Faustino; e o secretário-geral, Julio Cesar. Participaram da audiência ainda o chefe da unidade de apoio institucional da Segov, Jairo Lopes; a administradora do Gama, Joseane Monteiro; e o deputado distrital Daniel Donizet.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA