Política

Retomada do programa Alego Ativa foi sucesso em Goianira

Publicado

em


Após um ano e meio sem a realização de eventos presenciais voltados à população goiana, em consequência da pandemia da covid-19, o programa itinerante Alego Ativa foi retomado no último sábado, 25, pela Assembleia Legislativa de Goiás, em parceria com instituições públicas e privadas. A celebração foi realizada no município de Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). No local foram promovidos e destinados à comunidade, de forma simplificada e gratuita, milhares serviços e atendimentos sociais nas áreas de assistência social, médica, jurídica, além de cursos e oficinas profissionalizantes. 

O programa faz parte de um pacote de ações da 19ª Legislatura do Parlamento goiano, em prol da ampliação da representatividade e aproximação do poder público com a sociedade. De acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado Lissauer Vieira (PSB), o evento superou as expectativas. “São 36 parceiros. A Prefeitura de Goianira, por exemplo, através do prefeito Carlão da Fox (DEM), e de toda a sua equipe, entrou com uma estrutura muito grande para realizar os atendimentos à população”, ponderou. 

Essa nona edição do Alego Ativa contou com uma novidade: o evento foi encerrado com uma cerimônia de casamento comunitário. Dentre os 35 casais que oficializaram suas respectivas uniões, Gleicielly Alves Moraes, de 22 anos, e Michael Ribeiro, de 33, comemoravam a realização de um desejo, após oito anos de relacionamento. “Estamos muito felizes. Depois de tanto tempo, até que enfim saiu esse casamento”, disse a noiva. “É uma oportunidade para quem realmente precisa. O evento foi muito bem organizado”, avaliou o recém-casado.

O ex-deputado, assessor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa e diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio), Simeyzon Silveira, reafirmou a importância do evento em um momento pós-crise de pandemia, onde diversas demandas foram represadas. “Uma parceria muito importante com a Agência Goiana dos Municípios (AGM), sucesso total em todos os atendimentos, com 36 parceiros prestando algum tipo de serviço nas mais diversas áreas. Um evento completo que eu acredito que ficará marcado dentro das ações da Alego Ativa”.

Na perspectiva de Simeyzon Silveira, a entrega de benefícios imediatos como esses oferecidos na nona edição do evento, torna a política mais efetiva na vida das comunidades locais. “Quando levamos ao interior do estado atividades como essas que contribuem diretamente na vida dos cidadãos, fazemos com que o Parlamento vá além das suas funções constitucionais, que são as de fiscalizar e legislar, e isso além de gratificante, é fundamental”, avaliou. 

Durante o evento, parlamentares e diretores da Assembleia se reuniram com prefeitos e vereadores da região para uma audiência pública realizada em uma das tendas montadas no local. Eles ouviram as reivindicações trazidas por cada um dos participantes e afirmaram a determinação da Casa em trabalhar para atender a cada uma delas.

Lissauer reafirmou o compromisso da Casa de Leis voltado aos municípios e seus cidadãos. “A Alego Ativa é um trabalho que tem a finalidade de beneficiar a comunidade, através dos nossos parceiros, e que visa, também, conhecer a realidade de cada cidade, por meio das audiências públicas que nós, deputados, fazemos com a população e com as lideranças políticas. Então isso é valorização da população. Trazer cidadania e cumprir o dever do Poder Legislativo, que é aproximar cada vez mais a sociedade”, frisou. 

Presentes no evento, os deputados Bruno Peixoto (MDB), Coronel Adailton (Progressistas), Dr. Antonio (DEM), Delegado Eduardo Prado (DC) e Maycllyn Carreiro (PRTB), reconheceram a relevância dos serviços prestados à comunidade. Os parlamentares destacaram, em especial, as ações realizadas na atual Legislatura, relacionadas ao cuidado com o povo goiano. “Parabéns ao deputado Lissauer Vieira, nosso presidente, por coordenar tão bem nós, parlamentares estaduais. Essa coordenação é exatamente para trazer benefícios para a população”, disse Coronel Adailton.

READ  Na tribuna, Teófilo comenta instauração da CPI da Saúde

Protocolos

O evento foi realizado em ambiente aberto, no Lago Municipal Umberto Donato Ialace, com os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação da covid-19. A retomada do Alego Ativa é realizada em um período de avanço na vacinação contra o vírus, além da redução do número de casos no estado. “A pandemia nos deixou mais de um ano paralisados com esse programa. Mas agora, eu acredito que, se cumprirmos todos os protocolos necessários, conseguiremos mais um sucesso nessa retomada do Alego Ativa”, ressaltou Lissauer Vieira.

O presidente da AGM e prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, conhecido como Carlão da Fox, destacou a importância da proximidade com a população, em eventos dessa natureza. “Nós gostamos de estar perto da população e a gente sentiu muito com a pandemia. São quase dois anos sem nenhum tipo de atividade. E essa retomada, tomando todos os cuidados, para que a gente não tenha nenhum tipo de atropelo, é muito importante”, disse. 

“Falando como presidente da AGM, isso aqui é uma grandeza. Traz vários serviços para a população e faz aquilo que o político gosta de fazer, que é estar perto do povo”, ponderou o chefe do Executivo goianirense. Carlão da Fox salientou, ainda, o compromisso do Parlamento goiano, em parceria com a Associação, em prol da melhoria na qualidade de vida dos goianos. “Muito obrigada pela oportunidade de ser o primeiro município a retomar essa ação”.

O diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Gustavo Sintra, afirmou se tratar da maior edição do Alego Ativa, em termos de estrutura e de atendimento. De acordo com ele, o balanço da retomada do programa é bastante positivo, levando em consideração a realização de diversas demandas necessárias à população daquela região. “É muito gratificante vermos pessoas que realmente precisam, serem atendidas aqui. Teve gente que chegou às 4 horas para fazer uma identidade”.

Atendimentos

A ação contou com a oferta de diversos serviços, como a emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, CPF, Passaporte do Idoso, primeira e segunda vias de Registro Civil de Nascimento, Casamento. Além disso, foram promovidos atendimentos de dentista, dermatologista, cardiologia, pediatria, oftalmologia, psicologia, profilaxia da dengue, vacinação contra febre amarela, H1N1, primeira dose da Covid-19 a pessoas acima de 18 anos, moradoras do município, e terceira dose a idosos acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há mais de seis meses. 

Serviços de acupuntura e auriculoterapia, coleta de sangue para doação, pelo Hemocentro, e vacinação antirrábica para animais, também foram destaques na edição. Houve, ainda, apresentações culturais, recreação para crianças, cortes de cabelo, cadastramento para vagas de estágio, palestras e cursos de capacitação, dentre outros serviços. Participante do curso de “Empreendedorismo de Mídias Digitais – Foto e vídeo para aumentar vendas”, a autônoma do ramo da moda, Elaine Santos, de 30 anos, afirmou ter adquirido conhecimentos fundamentais para alavancar na profissão. “Foi muito gratificante, aprendi muito. Trabalho pela internet e hoje essa palestra foi essencial. Me esclareceu muitas coisas”, declarou.

Moradora do município, Fátima Aparecida, de 49 anos, realizou vários procedimentos na nona edição do Alego Ativa. “Vim fazer exame de vista, que eu já fiz, graças a Deus, e arrancar um dente, que eu arranquei, graças a Deus também. Fiz até o teste da diabete e está bom. Está tudo maravilhoso! Agradeço a todos que me atenderam muito bem”.

READ  Impactos da contribuição previdenciária na remuneração dos servidores são debatidos na Alego

Por sua vez, Shulyene Alves Lima, de 20 anos, compareceu ao evento apenas para realização de doação de sangue. “Se a gente tem saúde, por que não ajudar outras pessoas?”, ponderou a jovem, com a afirmativa de que não existe unidade de doação de sangue em Goianira.

Já Silmara Ribeiro, de 35 anos, levou o filho de cinco anos para receber atendimento de pediatria e dentista. Aproveitou a ocasião para cortar o cabelo e ainda levou mudas de plantas do Cerrado para a sua residência. “Foi ótimo. Espero que voltem mais vezes. Muita gente precisa destes serviços”, avaliou. A ação de doação de mudas de plantas, realizada pela Escola do Legislativo em parceria com a Semad e a Saneago, tem como objetivo conscientizar a população para a preservação e reprodução do meio ambiente. Todas as 500 mudas nativas do bioma Cerrado, levadas para o evento, foram doadas aos moradores da região.

Parcerias

A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), acompanhado de alunos dos Colégios Estaduais da PM-GO José Silva Oliveira e Padre Pelágio. Também houve entrega de chromebooks para os estudantes, além de plantio de mudas de plantas nativas do bioma Cerrado, por Lissauer Vieira, Carlão da Fox e demais autoridades políticas.

Além dos deputados e prefeito do município, estiveram presentes na nona edição do Alego Ativa, o vice-prefeito de Goianira, Cleyton Bento; a presidente da Câmara Municipal de Goianira, vereadora Kátia da Saúde; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o senador por Goiás, Vanderlan Cardoso; os deputados federais Delegado Waldir e Glaustin da Fokus; os prefeitos de Trindade, Marden Júnior, de Abadiânia, Zé Diniz, de Brazabrantes, Zé Gueiroba, de Inhumas, João Antônio Ferreira, de Itauçu, Clayton Pereira de melo, de Nerópolis, Gil Tavares, e outras autoridades.

A nona edição do Alego Ativa contou com os seguintes parceiros: Associação Goiana dos Municípios, Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Também participaram a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Dentre os parceiros, a Defensoria Pública do Estado de Goiás atua na promoção de acesso aos direitos da população em situação de vulnerabilidade. O subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes, destacou o trabalho do órgão voltado ao estado, em especial à comunidade de Goianira, naquele momento. “O acesso à Justiça é fundamental para a dignidade, para a promoção dos direitos fundamentais previstos na Constituição”, frisou. 

O balanço oficial da nona edição do evento será divulgado pela Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira, 28. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA