• redacao@gazetadoestado.com.br

Saúde

Roacutan, poderoso remédio para acabar com acne e oleosidade

Os benefícios geralmente começam a ser percebidos em aproximadamente seis semanas a partir do começo de sua ingestão.

Publicados

em


Bastante popular no tratamento contra acne e oleosidade da pele, o Roacutam é um dos poucos remédios realmente eficazes contra o desenvolvimento de espinhas e, devido à sua ação poderosa, pode oferecer riscos e efeitos colaterais sérios.

Roacutan é o nome conhecido e comercial ao isotretinoína, composto derivado da vitamina A, que tem como principal indicação o tratamento de acne tanto na adolescência quanto na vida adulta.

Quem pode tomar Roacutan?

Receitado por dermatologistas, ele age sobre as glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e, consequentemente, a oleosidade da pele. Além disso, possui ação anti-inflamatória, que age nas lesões melhorando o aspecto das espinhas.

O Roacutam pode ser usado por pacientes maiores de 12 anos, com diferentes graus de acne, e por pessoas que sofrem de rosácea e foliculite. Os benefícios geralmente começam a ser percebidos em aproximadamente seis semanas a partir do começo de sua ingestão.

Estima-se que cerca de 80% dos pacientes que usam o medicamento com dose e duração corretas terão a cura da acne. Os demais podem desenvolver uma melhora com a diminuição do grau das lesões.

READ  Polícia Federal apreende três discos rígidos em endereços ligados à Samarco

A indicação do tratamento com Roacutan ocorre após a realização de exames para medir colesterol, triglicérides, TGO, TGP, Gama-GT, fosfatase alcalina, coagulograma, glicemia, ureia e creatinina, que avaliam as condições do fígado, rins e outros órgãos.

Riscos, efeitos colaterais e contraindicações do Roacutan

Os efeitos colaterais mais comuns do uso do Roacutan são: ressecamento excessivo da pele, que pode provocar inflamações, conjuntivite, descamação e aparência avermelhada da cútis, além de sangramento na mucosa nasal. O paciente ainda pode apresentar, com menor frequência, dores de cabeça e musculares, alterações de humor, diarreia e queda de cabelo.

Existem ainda grupos de pessoas que não devem tomar Roacutan, como:

* Gestantes e lactantes

* Mulheres que planejam engravidar

* Pessoas que têm níveis altos de triglicérides e colesterol

* Histórico de depressão

* Pessoas com problemas no fígado

* Pessoas com alergia à soja (Roacutan contém derivados do alimento)

* Pessoas com hipervitaminose A

O consumo de bebidas alcoólicas é censurado pelas médicas. ?O remédio é metabolizado no fígado e causa um esforço hepático grande. Então, tudo que for sobrecarregar o fígado, pedimos para não fazer, isso inclui beber álcool e consumir suplementos de academia?, explica a dermatologista Flávia Ravelli.

READ  As vacas gordas na Câmara de Deusmar

A dose indicada do Roacutan é medida de acordo com o peso do paciente e sua resposta clínica ao medicamento. Em média, o tratamento leva seis meses, mas alguns casos podem ultrapassar esse período.

Por: VIX

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA