Tecnologia

Roblox: como a plataforma de games teve um ‘boom’ de jogadores na pandemia

Publicado

em


source
roblox
Reprodução

Roblox tem feito bastante sucesso durante o período de isolamento social

Um dos grandes fenômenos do mundo do games durante o período de isolamento social tem sido Roblox , uma plataforma online de jogos que oferece ao público a possibilidade de jogar ou criar seus próprios games.

Durante a pandemia de Covid-19 , o Roblox atingiu 164 milhões de usuários ativos por mês, número surpreendente quando se olha para trás: a plataforma, lançada em 2006, tinha pouco mais de 100 usuários.

Os jogos fazem sucesso, sobretudo, entre crianças e adolescentes, mas o número de usuários com mais de 17 anos tem crescido bastante nos últimos tempos. Em entrevista ao G1, o diretor de negócios da empresa, Craig Donato, disse que a possibilidade de recriar ambientes que deixaram de ser frequentados durante a pandemia é uma das explicações para o crescimento de Roblox.

“Temos visto pessoas recriando ambientes físicos que não podem visitar por causa da Covid-19 no metaverso (o universo dentro dos servidores da plataforma) de ‘Roblox’, formaturas virtuais e muitos encontros e festas de aniversário nos últimos meses. E, na verdade, nosso público que mais cresce no momento tem mais de 17 anos”.

READ  Palmeiras inscreve 50 jogadores para disputa da CONMEBOL Libertadores 2021

O ‘boom’ de usuários não é o único

O crescimento atual de Roblox , que tinha 115 milhões de usuários mensais antes do início da pandemia de Covid-19, está diretamente atrelado à sua capacidade de conter jogos sociais . Os games da plataforma partem do pressuposto da cooperação e, portanto, são excelentes para serem jogados com amigos – algo que as pessoas vêm buscando durante a pandemia, inclusive em outros jogos como Among Us .

Uma pesquisa realizada com três mil adolescentes da comunidade Roblox revelou que 62% dos participantes tem a conversa como uma de suas atividades principais ao encontrar com amigos nos jogos durante o isolamento.

“As pessoas socializam enquanto jogam, encontrando com amigos antigos e novos. Isso se tornou ainda mais importante durante a crise da Covid-19, enquanto permitimos que usuários se mantenham socialmente conectados e fisicamente distantes”, diz Donato.

Mas essa não é a primeira vez que Roblox vê o número de usuários crescer rapidamente. Em meados de 2015, a plataforma começou a ampliar o número de jogadores passando, em dois anos, de cinco milhões para 62 milhões.

Na ocasião, a entrada do game para o Xbox One foi um dos impulsos. Além dela, a possibilidade de se criar jogos dentro da plataforma de maneira simples e monetizá-los fez com que muitos desenvolvedores entrassem para a comunidade, tornando-a ainda mais atraente para novos jogadores .

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA